(47) 3357 8500

A História de Ibirama teve início em fins de 1897, mais precisamente em 8 de Novembro, com a chegada da primeira leva de imigrantes alemães. Uma expedição chefiada pelo Diretor da Sociedade, Alfred Sellin, fundou a sede da colônia, que recebeu o nome de Hamônia.

 

A emancipação da colônia é datada em 11 de Março de 1934. Seu nome foi trocado para Dalbérgia e em 1943 passou a ser chamada Ibirama, que em linguagem indígena quer dizer “terra da fartura”.
Nossa cidade é conhecida pelo seu potencial turístico. As belezas naturais e o relevo acidentado transformam Ibirama em um local propício para a prática de esportes de aventura. O turismo rural e a preservação da cultura germânica são de grande relevância. Além disso, está instalada em Ibirama a maior tirolesa urbana do Brasil.

 

A população de Ibirama, segundo dados do IBGE de 2016, é de 18.567 habitantes. Possui um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM de 0,737 e um PIB per capita de R$ 21.067,87. Com uma taxa de pessoal ocupado da ordem de 7.138 pessoas.

 

Nossa base econômica conta com os seguintes indicadores 56,6% indústria, 24,4% comércio, 7, 8% e serviços e 10,2% agropecuária.
Ibirama é sede da Agência de Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina. Conta ainda com uma agência do INSS. Várias instituições financeiras estão aqui instaladas.
No quesito saneamento básico, com a instalação das redes coletoras de esgoto até o final de 2017, teremos uma cobertura da ordem de 54% no tratamento de esgoto, na área central do município.

 

No campo da Educação temos 6 Escolas Municipais, 3 Colégios Estaduais, 1 Colégio Particular e 6 Centros de Educação Infantil. No Ensino Superior temos instalados o Campus da UDESC – CEAVI que oferece os cursos de Ciências Contábeis, Sistemas de Informação, Engenharia Sanitária e de Software. Oferece ainda cursos de Especialização em Engenharia de Software e Especialização em Controladoria e Finanças.

 

O Campus do Instituto Federal Catarinense – IFC também contribui para a formação técnica de nossos jovens com a oferta dos seguintes cursos: Técnico em Administração, Informática, Vestuário integrado ao Ensino Médio, também oferece o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e Pós-Graduação em Educação Interdisciplinar e Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Moda.

 

Na formação técnica encontra-se em fase de construção pelo SESI/SENAI um polo regional de formação profissional com proposta de capacitar profissionalmente mais de 1000 trabalhadores por ano.

 

Outro dado a ser destacado é a área da saúde que atualmente conta com 18 estabelecimentos de saúde SUS, entre eles o Hospital Dr. Waldomiro Colautti que atende 100% SUS, e, em breve, estará oferecendo serviços de UTI. Por outro lado, as diversas clínicas particulares, aqui instaladas, prestam serviços em várias especialidades.

 

Como se pode perceber Ibirama é um Município pronto para receber investimentos nas mais diversas áreas, tanto pela sua localização às margens da BR 470, distante das cidades de Itajaí e Navegantes aproximadamente 120 km, o que oferece condições de Logística na escoação da produção, e ainda dista 10 km do Aeroporto de Lontras que possui uma pista de 1080 m, quanto pela sua infraestrutura básica nas áreas de energia elétrica com demanda de 50% de sua capacidade, saúde, educação, saneamento básico e tratamento de água.
 

 

 

Carregando