A CME de Ibirama tem a função de promover e incentivar o esporte e lazer comunitário, Sentir-se satisfeito pela convivência com as pessoas; perceber a facilidade de acesso à prática das atividades físicas e esportivas oferecidas por uma estrutura de funcionamento organizada com segurança para a integridade pessoal de todos; tornar possível a realização do convívio social e seu aproveitamento, decorrente do esporte; favorecer uma prática esportiva que elimine diferenças no sentido de democratizar o bem estar: esses são alguns dos preceitos que nascem da prática do esporte hoje. Fazer e produzir esporte é gerar mais saúde, mais equilíbrio. E é principalmente um importante instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade.