(47) 3357 8500

A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) é um programa em prol da descentralização da atenção básica de saúde. Por meio dela, os serviços básicos de saúde são oferecidos aos cidadãos no próprio bairro e junto à comunidade, desfogando os hospitais.

 

Em Ibirama, sete equipes prestam serviços em Unidades Básicas de Saúde e em Postos de Saúde:
 

ESF Unidade Básica de Saúde Posto de Saúde
ESF Dalbérgia Dalbérgia -
ESF Getúlio Vargas PAM -
ESF Pe. Anchieta PAM Vila Panorama
Taquaras
ESF Ponto Chic Ponto Chic Nova Stettin
ESF Progresso Progresso Sellin
Rafael Baixo
Rafael Alto
ESF São Miguel São Miguel Ribeirão das Pedras
ESF Tiradentes PAM Ribeirão Areado

 

Veja sobre a localização e atendimentos da sua ESF:

 

Cada ESF é composta por uma equipe de profissionais tais como médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, auxiliar odontológico e agentes comunitários de saúde, que atendem à população na sua necessidade básica de consulta médica, aferição de pressão, curativos, nebulização, exames preventivos e vacinação, entre outros procedimentos.

 

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desenvolvem atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde, através de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade. São responsáveis pelo cadastramento das famílias e o acompanhamento de pré-natal e do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a cinco anos, além de orientações sobre doenças endêmicas, preservação do meio ambiente, saúde bucal, planejamento familiar, nutrição, assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis, promoção da saúde do idoso; apoio à portadores de deficiência psicofísica, entre outros.

Carregando