Comunidade ibiramense é orientada a descartar medicamentos em locais apropriados

Ação do Projeto Descarte Responsável acontece na praça da Igreja Matriz
20/10/2016 10:26

Os organizadores do Projeto Descarte Responsável realizam na manhã desta quinta-feira, 20, uma atividade na praça em frente a Igreja Matriz Santo Huberto, no Centro de Ibirama, com a intenção de orientar a população sobre o descartamento de medicamentos em locais adequados.
O grupo formado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde entregam folders informativos e lixeiras para carros. No local também está exposta a quantidade de medicamentos em desuso coletada somente no último mês nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs da cidade: 65 quilos.

Secretaria de Saúde de Ibirama realiza Projeto Descarte Responsável

Você sabia que o remédio é um produto químico capaz de contaminar solos, água e colocar em risco a vida de pessoas que manuseiam resíduos nos aterros sanitários? Para evitar este tipo de situação e com a intenção de incentivar a cultura de descartar medicamentos em locais apropriados, a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Estratégias da Saúde da Família – ESF e Agentes Comunitárias de Saúde, realiza o Projeto Descarte Responsável.
A ação consiste na disponibilização de coletores de medicamentos em todas as UBSs do município. O material coletado é encaminhado mensalmente para uma empresa responsável pelo recolhimento dos resíduos.
Medicamentos com validade vencida, frascos que não foram consumidos por completo, cartelas de medicamentos que restam comprimidos – qualquer medicamento em desuso – podem ser depositados nestes locais.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP