Abertas inscrições para Formação de Voluntariado em Proteção e Defesa Civil em Ibirama

Capacitação terá 30 horas de aula e iniciará no dia 07 de junho
29/03/2017 11:32

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Curso de Formação de Voluntariado em Proteção e Defesa Civil de Ibirama. O objetivo do projeto é formar um grupo de voluntários capacitados e preparados contra ameaças de desastres e para atuar também na realização das atividades de prevenção de riscos.
A capacitação, que terá 30 horas de aula, iniciará no dia 07 de junho de 2017. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de junho, na Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, na Prefeitura de Ibirama (Rua Dr. Getúlio Vargas, nº 70, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h as 12h e das 13:30h as 17:30h. A inscrição e a formação são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas no telefone (47) 98838-5645.
“O próprio lema da Proteção e Defesa Civil menciona: Defesa Civil somos todos nós. Quando entes públicos, privados e a própria comunidade estão unidos para o bem comum, propiciam a todos uma vida melhor, com uma sociedade mais atenta para a preservação de nosso futuro e das gerações que estão por vir. O voluntariado é extremamente importante para que isso aconteça”, explica Fernando Jost, coordenador municipal da Proteção e Defesa Civil.

Pré-requisitos para ser voluntário da Proteção e Defesa Civil:

Estar em boa condição física;
Ter entre 18 e 70 anos;
Atestado de aptidão física;
Histórico escolar;
Antecedentes criminais;
Comprovante de residência;
Ter tempo disponível;
Estar disponível para as ações a serem desenvolvidas;
Participar das capacitações;
Sexo Feminino e Masculino.

Ementa da formação:

Institucional;
Rádio comunicação;
Preenchimento das fichas de acionamento;
PLAGERD (Plano de gerenciamento dos riscos e de desastres);
Avaliação de cenário;
Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta, Recuperação;
Estudos dos desastres (classificações dos riscos hidrogeológicos);
Conceitos de desastres, de risco, de ameaça e de vulnerabilidade;
Classificações, tipologia e codificação de desastres;
Análise e classificação de danos e prejuízos;
Aspectos legais – Imperícia, imprudência e negligência;
Derrubada de árvores de risco;
Auxilio aos atingidos.

Sheyla Germano