Prefeitura de Ibirama assina contrato com o CIGA

Ação visa a economia de recursos públicos e transparência
04/04/2017 15:37

O prefeito de Ibirama Adriano Poffo, o vice Jucélio de Andrade e o presidente da Câmara Municipal de Ibirama Valdemar Schaefer, que estão em Florianópolis nesta terça (04), assinaram contrato com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA. A adesão aconteceu na sede do Consórcio, na capital, com o diretor executivo Gilsoni Lunardi Albino.
Após esta ação, todos os atos oficiais do município, como Leis, Decretos, Portarias, Contratos, Infrações de Trânsito e Avisos de Licitações (exceto modalidade de Tomada de Preços e Concorrências) serão publicados no Diário Oficial dos Municípios – que é administrado pelo CIGA. Até o momento, as publicações legais eram divulgadas em jornal de circulação regional e/ou em mural público. A assinatura do contrato atende a Emenda Constitucional 73, de 20 de dezembro de 2016, e a Lei Municipal 3.269, de 21 de março de 2017.
“A adesão ao Consórcio trará importantes benefícios para o cidadão, tanto na agilidade da transparência pública, quanto na economia dos recursos do município. Veja que em 2016, Ibirama gastou R$ 15.500,00 com publicações legais dos editais de licitações e infrações de trânsito e agora o custo anual para publicações ilimitadas no Diário Oficial dos Municípios será de no máximo R$ 7.140,00”, explica o prefeito Poffo.

Saiba mais sobre o CIGA

O CIGA é um consórcio público, fundado em 2007 pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com o propósito de desenvolver soluções para o aperfeiçoamento da gestão pública, usando a tecnologia da informação.
Atualmente o CIGA conta com mais de 270 municípios consorciados em Santa Catarina e já chegou a outros estados, como Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, levando soluções inovadoras, com custo acessível aos seus consorciados.

Diário Oficial dos Municípios

O Diário Oficial dos Municípios – DOM/SC, é um canal para divulgação online de atos oficiais administrativos das instituições que utilizam o serviço, atendendo à necessidade de transparência pública.
Já foram publicados mais de 840 mil atos no DOM/SC, gerando uma economia de aproximadamente 35 milhões de reais aos consorciados que utilizam o serviço.
Todos os atos oficias publicados no DOM/SC ficam disponíveis para consulta da sociedade, de uma forma rápida, simples e eficaz. Com o uso da tecnologia os dados ficam armazenados em bancos de dados na nuvem.
O DOM/SC pode ser utilizado por todos os órgãos públicos municipais consorciados, como Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Fundações e Autarquias, sendo que cada um tem autonomia nas suas publicações.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP