Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Arterial

Todas as Unidades Básicas de Saúde Municipais realizam a verificação da pressão arterial dos cidadãos
27/04/2017 15:16

Nesta semana comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Pressão Arterial (26/04). A Secretaria de Saúde de Ibirama informa que em todas as Unidades Básicas de Saúde Municipais é realizada a verificação da pressão arterial dos cidadãos que tiverem interesse. Para isto, basta dirigir-se a Unidade mais próxima da sua casa.
A Hipertensão Arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias e quando essa força está aumentada acontece dificuldade da passagem do sangue pelas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (14 por 9).
“A população deve estar atenta em relação a hipertensão arterial, já que muitas vezes ela não apresenta sintomas, é uma ‘inimiga silenciosa’, que compromete o sistema cardiovascular, elevando os riscos de sofrer infartos, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. Para fazer o controle da pressão arterial basta procurar por uma Unidade Básica de Saúde e solicitar à equipe de enfermagem a verificação da mesma”, explica o secretário municipal de saúde Adolfo Guenther Fiedler.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP