FATMA autoriza Prefeitura de Ibirama a fazer gestão florestal no município

Assinatura aconteceu no gabinete do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça (16)
17/05/2017 08:38

A Fundação do Meio Ambiente – FATMA autorizou a Prefeitura de Ibirama a fazer a gestão florestal no município. O ato aconteceu em Florianópolis, no gabinete do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina – ALESC deputado estadual Aldo Schneider, com o prefeito Adriano Poffo, com o presidente da FATMA Alexandre Waltrick e o engenheiro florestal da Prefeitura Matheos Abner.
O documento permite que a prefeitura autorize, fiscalize e controle do corte de árvores tanto quanto na área rural como na urbana. Por meio da ação, a prefeitura tem autorização para licenciar corte supressão e exploração de vegetação em áreas de baixo impacto ambiental. Independente da data de emissão, o termo será válido até dezembro de 2018. “Agora, as licenças florestais serão obtidas com maior agilidade, sem a necessidade de se dirigir a FATMA, em Rio do Sul”, explica Poffo.
Para firmar a parceria, a FATMA avalia uma série de requisitos. O município requerente deve possuir uma fundação ou secretaria do meio ambiente, conselho municipal ativo e corpo técnico capacitado. Após verificação dos documentos enviados pelas prefeituras, é feita vistoria na estrutura física e administrativa dos órgãos. Em caso de conformidade, o acordo é firmado e, a cada dois meses, os órgãos devem enviar relatórios contendo cópias das autorizações liberadas e detalhamento das atividades realizadas no período.

Informações: Ramiro Fernandes – assessor de imprensa do Deputado Estadual Aldo Schneider.
Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP