Atividades do PVE chegam a rede municipal de ensino de Ibirama

Diretoras e gestoras pedagógicas recebem o primeiro ciclo de atividades de formação
18/05/2017 09:48

As diretoras e gestoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Ibirama recebem, nesta quarta e quinta, 17 e 18 de maio, o primeiro ciclo de atividades de formação junto ao projeto denominado Parceria Votorantim pela Educação (PVE), que está sendo desenvolvido pela Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), dentro dos programas socioambientais alinhados para o ano de 2017.
Trata-se de iniciativa inédita no Vale do Itajaí, onde o CESAP, responsável pela Usina Hidrelétrica Salto Pilão, por meio de equipe técnica do Instituto Votorantim, implantará ações para contribuir com a melhoria da educação pública no município, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. O PVE busca contribuir para a melhoria da educação pública das redes municipais que atendem o público do ensino fundamental (1º ao 9º Ano).
A secretária de Ibirama Marilene Collet Krause, que também participa da capacitação, acredita que esta parceria favorecerá a atuação eficiente dos gestores educacionais e escolares, a melhoria da gestão pedagógica e da aprendizagem, o fortalecimento dos conselhos escolares mobilizando as famílias, promovendo a integração da escola com a comunidade.
A formação foi ministrada na quarta, na Escola Municipal Christa Sedlacek, e nesta quinta acontece na Câmara Municipal de Ibirama. Este é o primeiro dos quatro ciclos que serão realizados no ano de 2017. Além destes ciclos presencias, existe uma plataforma on-line com atividades que são realizadas durante todo o ano.
A parceria se divide em dois pilares: mobilização social e apoio à gestão das secretarias e escolas, sendo a formação dos diretores uma das ações realizadas ao longo de quatro anos nos municípios. O programa tem apresentado significativos resultados onde foi implantado. Outra vertente adotada pelos gestores do PVE é o engajamento dos familiares dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Informações: jornalista Jair Fabiciack.
Imagens: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP