Quarta-feira é o Dia do Desafio 2017

Comunidade ibiramense é convidada a realizar alguma atividade física por pelo menos 15 minutos nesta data
29/05/2017 11:17

Quarta-feira, dia 31 de maio, é o Dia do Desafio 2017. A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Comissão Municipal de Esportes – CME, convida toda a comunidade para realizar alguma atividade física por pelo menos 15 minutos nesta data, pois o município compete com a cidade de Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul.
O objetivo é – por meio de parceria entre comunidade, lideranças, empresas, escolas, academias e Poder Público – mobilizar o maior número possível de pessoas, durante pelo menos 15 minutos neste dia, praticando alguma atividade física orientada. Vencerá o município que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Atividade na Praça

Uma Atividade na Praça coordenada pela professora da CME Rosane Simone Pertille Fachini será realizada as 8:30h. A ação acontecerá na Praça José Deeke, ao lado dos Correios. “A atividade é aberta para toda a comunidade: crianças, jovens, adultos e idosos são convidados a participar”, explica Simone. Se chover, a atividade será realizada no Ginásio Municipal de Esportes João Moretti, na Rua 25 de Julho.
Aqueles que não puderem participar das atividades no início da manhã com a professora Rosane poderão praticar alguma atividade física – em sua casa, no local de trabalho, nas escolas ou praças públicas. “Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas”, fala a professora.
Os dados com o número de participantes serão computados no sistema até as 16h do dia 31 de maio. Vale lembrar que, cada grupo ibiramense, deve registrar com fotografias a atividade física realizada e enviar a foto e o número de pessoas envolvidas até as 16h desta quarta para o e-mail da CME: cme@ibirama.sc.gov.br.
“O Dia do Desafio é um estímulo e um chamado para todas as pessoas. Por isso queremos mobilizar a todos e mostrar a importância de praticar regularmente alguma atividade física”, destaca Jimenis Reiner, assessor de atividades, lazer e eventos comunitários.
Mais informações sobre o Dia do Desafio em Ibirama podem ser obtidas no telefone da CME – 3357-3234.

Como funciona

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio foi criado em 1983, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas. Nesta data, pessoas de todas as idades de todo o mundo participam de uma competição amigável, entre cidades do mesmo porte, tendo como foco a prática da atividade física.
A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”.
A 23ª edição do Dia do Desafio recebeu inscrições de 18 países. No Brasil, são 1.926 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados. Na América do Sul, países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela também participarão. O sorteio foi realizado de acordo com a categoria da cidade inscrita, considerando o seu número de habitantes.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP