Inicia o Projeto Alimentação para Bebês no Primeiro Ano de Vida

Formação é ministrada nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Ibirama
01/06/2017 11:11

Um novo Projeto promovido pela Secretaria da Educação, Cultura e Esportes de Ibirama iniciou nos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino: “Alimentação para Bebês no Primeiro Ano de Vida – um olhar pedagógico e nutricional”. A primeira atividade foi desenvolvida no dia 23 de maio e coordenadas pela nutricionista Glauce C. R. Moretti, convidada pela Secretaria de Educação.

Saiba como foi

Na oportunidade, a nutricionista compartilhou sua experiência como mãe de dois filhos, e duas experiências totalmente distintas no que se refere ao início da alimentação dos primeiros meses de vida.
O filho mais velho foi iniciado com a introdução alimentar após os seis meses de vida, que até então recebia somente o leite materno, e foi de forma PASSIVA, onde a mãe INTRODUZIA o alimento na boca da criança, sem a oportunidade de sentir – tocar o alimento, não se respeitou essa fase importante da construção do aprendizado na independência física, necessária na primeira infância. “É o momento da criança desenvolver sua habilidade através da sensibilidade – SENTIR – EXPERIENCIAR – SENTIR PRAZER – e com isso alcançar a sua AUTONOMIA”.
Na segunda experiência, a filha mais nova foi iniciada com introdução alimentar de forma ATIVA, quando desde os seus cinco meses de vida já demonstrava um interesse pela comida, observou-se o início da prontidão alimentar com a firmeza da sua estrutura física, movimento em direção ao alimento, etc. Com seis meses a criança começou a pegar os alimentos com a mão, explorando da sua maneira o alimento e levando sozinha o alimento para a boca (claro, alimentos no tamanho ideal para ela poder pegar e não se engasgar).
“A cada conquista é nítido o êxtase que a criança sente, é como um banho de prazer, e esse futuro adulto terá maior consciência do que precisa e o que não precisa (o saber se ouvir), pois todo o processo foi construído com muito RESPEITO”.
Voltando-se para a realidade dos CEIs, com vários bebês juntos, sugeriu-se que os educadores explorem ainda mais como atividade pedagógica a prática de o bebê SENTIR o alimento, isso no momento de maior tranquilidade, que será após a refeição e o soninho.
Nos momentos de estresse da criança, o melhor alimento será o AFETO e não a comida-alimento. “É o momento em que o bebê precisará mais do que tudo se sentir SEGURO e AMADO. É preciso estabelecer o vínculo de segurança e amor entre o bebê e o educador”.
Com o estresse, a digestão não está pronta para receber o alimento. Então, a melhor conduta é pensar em fazer algo para que a criança fique bem. Uma saída é levá-la para outro cenário, fora de sala de aula, para poder tranquilizá-la, trazer a paz com palavras de amor, canções sussurradas no ouvido, com um colo bem seguro, cheio de proteção, e aos poucos trazendo a harmonia.
Proporcionar para o bebê, a oportunidade de movimento livre com conquistas diárias, autonomia com iniciativa própria na busca do “seu querer”, e formar vínculo de segurança e amor nas rotinas do dia a dia são fundamentais para um futuro adulto feliz.

Formações para professores da Rede Municipal de Ensino de Ibirama

O Projeto “Alimentação para Bebês no Primeiro Ano de Vida – um olhar pedagógico e nutricional” integra o processo de frequentes formações para os professores, serventes e cozinheiras, desenvolvido pela Secretaria da Educação, Cultura e Esportes de Ibirama nos últimos anos. Até o momento, foram trabalhados temas como: gastronomia e a utilização de caldos, ervas e temperos, biomassa de banana-verde e compostagem, dentro do Projeto Educando coma Horta e a Gastronomia. Também foi apresentado como utilizar produtos de limpeza e suas respectivas diluições para a higienização adequada nos diversos espaços, bem como relações humanas.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP