Secretaria de Saúde de Ibirama alerta comunidade sobre os perigos do cigarro

Usuários do SUS receberam orientações sobre como parar de fumar e sobre os perigos do tabagismo
05/06/2017 09:43

Dia 31 de maio é o “Dia Mundial sem Tabaco” e a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama, por meio dos agentes comunitários de saúde, entregou material aos usuários do Sistema Único de Saúde, que estavam nas Unidades Básicas de Saúde na data, com orientações sobre como parar de fumar, bem como sobre os perigos do tabagismo.
Inicialmente programou-se uma mobilização que seria realizada na Praça da Igreja Matriz, com banners, faixas e outros materiais, com abordagem aos cidadãos, porém, devido às chuvas, esta programação original teve que ser cancelada.
“Mesmo não podendo realizar a ação inicialmente planejada, profissionais da saúde percorreram as principais Unidades Básicas de Saúde e conseguiram atingir grande público com orientações e entrega de materiais sobre os perigos do cigarro e dicas para conseguir parar de fumar”, destaca o secretário municipal de saúde Adolfo Guenther Fiedler.

Mortes por causa do tabagismo

Conforme o Ministério da Saúde, 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Aproximadamente 160 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano se não houvesse consumo de tabaco. O Ministério da Saúde estima ainda, que anualmente as despesas médicas decorrentes do tabaco são de mais de 59 milhões de reais.
Fiedler ressalta que “a Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama disponibiliza profissionais como médicos e enfermeiros que podem ajudar quem tiver interesse de parar de fumar. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. É de suma importância que o Poder Público incentive ações de controle do tabaco, diante dos diversos malefícios que o mesmo causa”.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP