Proteção e Defesa Civil de Ibirama registra aproximadamente 100 ocorrências

Deslizamentos de terra e quedas de barreiras são a maioria dos casos
05/06/2017 11:35

Segundo informações da Proteção e Defesa Civil de Ibirama, desde 26 de maio, até a manhã desta segunda (5), foram registradas quase 100 ocorrências em virtude das chuvas, sendo, na maioria deslizamentos de terra e quedas de barreiras ou muros. O município possui atualmente quatro famílias desalojadas, que estão acolhidas em casas de parentes ou amigos.
Na quinta e sexta, dias 1º e 2, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria Distrital realizaram a recuperação emergencial das ruas do interior da cidade, quando colocaram rejeito e pedras nos pontos críticos. “Atualmente as ruas estão transitáveis, porém pedimos o cuidado redobrado dos motoristas em alguns pontos que estão lisos”, fala Adriano Poffo, prefeito de Ibirama.
As aulas na Rede Municipal de Ensino estão sendo ministradas normalmente. O atendimento na Secretaria Municipal de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs do município também acontece dentro da normalidade.
A Proteção e Defesa Civil Municipal continua monitorando os pontos críticos que apresentaram incidentes, verificando o nível do Rio Itajaí do Norte e tomando as providências cabíveis para amenizar os danos.
As equipes do Governo Municipal, em especial da Proteção e Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Obras, Saúde e Assistência Social, se mantém de sobreaviso, para acolher a comunidade, caso haja necessidade. “Os telefones estão à disposição de todos: Defesa Civil no 199, Secretaria de Obras no 3357-8522 e em nosso Gabinete no 3357-8549”, destaca Poffo.
A comunidade deve ficar atenta aos sinais: “se em sua casa surgirem pequenas rachaduras nas paredes ou janelas, fissuras ou erosões no terreno ao redor da casa, ligue para a Proteção e Defesa Civil Municipal”, destaca o coordenador da Proteção e Defesa Civil de Ibirama Fernando Jost.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP