Ibirama promove o I Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família em 2017

Evento reuniu mais de 300 pessoas
06/06/2017 11:29

No dia 27 de maio aconteceu o I Encontro Intersetorial para Beneficiários do Programa Bolsa Família de Ibirama 2017, no Centro de Eventos Manoel Marchetti. O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre famílias beneficiárias, gestores e servidores das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação Cultura e Esporte e Saúde. O prefeito Adriano Poffo e o vice Jucélio de Andrade também participaram do encontro.
A ação teve como objetivos: reunir as famílias beneficiárias do município de Ibirama; reforçar sobre o funcionamento e as regras para acesso e permanência no Programa Bolsa Família; salientar sobre as condicionalidades do programa na área da Assistência Social, Saúde e Educação e pactuar estratégias com as famílias para o aumento dos índices de acompanhamento; e apresentar os serviços públicos disponíveis para as famílias.
Atualmente, em Ibirama, o Programa Bolsa Família beneficia 117 famílias consideradas pobres. Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – apontou um número estimado de 217 famílias pobres no município.
O Programa de transferência de renda atende diretamente as famílias pobres e vincula o recebimento do auxílio financeiro ao cumprimento de compromissos – as condicionalidades – nas áreas de saúde, educação e assistência social, com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos.
Em Ibirama, o acompanhamento da educação no primeiro bimestre foi de 93,87% (matrícula e frequência escolar mensal mínima de 85% e matrícula e frequência escolar mensal mínima de 75%), e na área da saúde no final do ano de 2016, atingiu 79,3% (acompanhamento do calendário das crianças menores de sete anos vacinal, do crescimento e do desenvolvimento das crianças) – ambos os índices atingiram média acima da nacional.
“O encontro possibilitou uma aproximação ainda maior da Gestão do Programa Bolsa Família do Município e das Secretarias de Saúde e Educação, Cultura e Esporte, com os beneficiários. O maior projeto da Política de Assistência Social no município é oferecer serviços e oportunidades para as famílias superarem a situação de pobreza. Os beneficiários que compareceram no encontro entenderam a linha de trabalho e certamente estarão compromissados com as condicionalidades e com as atualizações nos cadastros. Nossa cobertura cadastral está acima da meta. A extrema pobreza e a pobreza no município estão diminuindo a cada ano, isso os índices comprovam. Podemos comemorar com esses índices, sobretudo, que as famílias de Ibirama, estão cada vez mais conscientes do compromisso e da responsabilidade com o seu futuro e com o futuro dos seus filhos, isso é, educação para jovens, adultos e crianças, garantir uma vida saudável para os membros da família, fortalecer os vínculos familiares e comunitários e capacitarem e executarem atividades laborais” concluiu Filipe Ponchielli dos Reis, secretário municipal de assistência social e habitação e gestor municipal do Programa Bolsa Família.
No ano de 2016, foi criada em Ibirama a Instância de Controle do Programa Bolsa Família, que tem por objetivo verificar, acompanhar e fiscalizar a execução do programa no município. Denúncias, sugestões e elogios podem ser realizadas pelo fone (47) 3357-8549 ou no e-mail cmas@ibirama.sc.gov.br.

Informações e imagens: Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP