14 de junho foi o Dia Mundial do Doador de Sangue

Secretaria de Saúde de Ibirama oferece transporte ao Hemosc, em Blumenau
19/06/2017 14:57

A Organização Mundial de Saúde intitulou o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue para homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas por meio da doação de sangue.
Todos os dias, milhares de pacientes precisam de transfusões de sangue e diante disto, é necessário garantir a provisão de sangue seguro, e isto ocorre devido aos doadores voluntários que veem na ação da doação de sangue uma forma de ajudar a quem precisa.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc de Blumenau é uma das Unidades próximas de Ibirama que faz a coleta de sangue de doadores.
Segundo Adolfo Fiedler, secretário municipal de saúde de Ibirama, a Secretaria Municipal de Saúde oferece transporte ao Hemosc de Blumenau, conforme a disponibilidade, para quem tiver interesse em doar sangue. Mais informações no fone 47 3357-8650.

Para ser um doador de sangue é preciso contemplar os seguintes critérios:

Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial;
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Evitar o jejum – fazer refeições leves e não gordurosas, nas quatro horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

“Sou doador de sangue e o processo de doação é seguro e realizado por profissionais extremamente qualificados, o que garante o bem-estar do doador. A doação não dói e nem prejudica a saúde”, relata Adolfo Fiedler.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP