Cuidados para evitar o mosquito da dengue precisam ser mantidos

Secretaria de Saúde de Ibirama lembra moradores sobre os cuidados
20/06/2017 14:53

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Entomológica, lembra a comunidade ibiramense sobre a necessidade da continuidade dos cuidados para evitar locais com água parada onde o mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – pode se reproduzir.
“Mesmo durante o inverno, estamos atentos e continuamente desenvolvemos ações para o controle e combate do transmissor da dengue, zika e chikungunya. Precisamos que a comunidade colabore neste processo, evitando deixar locais com água parada, mesmo nestes meses de mais frio, pois o mosquito deve ser combatido diariamente”, destaca o secretário municipal de saúde Adolfo Fiedler, que acompanhou recentemente os trabalhos desenvolvidos pelos servidores da Vigilância Entomológica no município.
Atualmente, Ibirama possui 94 armadilhas e 78 pontos estratégicos, que são monitorados constantemente pelos agentes de combate à endemias e pelos agentes comunitários de saúde. O objetivo é descobrir focos do mosquito, destruir e evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução dos mesmos.
A Prefeitura de Ibirama também lançou no mês de maio a campanha “Vamos todos combater o Mosquito”, que visa o trabalho em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde no enfrentamento do combate do mosquito aedes aegypti.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP