Secretaria de Saúde de Ibirama realiza Campanha de Intensificação da Vacinação Contra HPV e Meningite C

Profissionais da Secretaria de Saúde de Ibirama visitarão as escolas do município para aplicar a vacinação nos adolescentes
26/06/2017 09:47

A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a partir desta segunda-feira, 26 de junho, a Campanha de Intensificação da Vacinação contra o HPV e Meningite C. As equipes de profissionais da Saúde de Ibirama visitarão as escolas do município para aplicar a vacinação nos adolescentes.

HPV

O HPV (papilomavírus) é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, na maioria das vezes, por meio da relação sexual desprotegida. É altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição ao vírus. Pessoas infectadas podem apresentar lesões visíveis e transmitir o HPV sem saber.
“Essa vacinação é muito importante pois contribui para a proteção e prevenção de doenças relacionadas ao HPV, destacando os cânceres de pênis, ânus no sexo masculino e câncer de colo de útero no sexo feminino”, ressalta o secretário municipal de saúde de Ibirama Adolfo Guenther Fiedler.
A vacinação será oferecida gratuitamente para meninos de 11 à 14 anos e para meninas de nove à 14 anos. Os adolescentes não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais, basta que apresentem um documento de identificação e/ou a carteira de vacinação.

Meningite C

Nesta campanha também haverá a imunização de adolescentes de 12 a 13 anos contra a Meningite C, que é uma doença considerada grave e de rápida evolução. A meningite C é um tipo de meningite bacteriana causada pela Neisseria meningitidis. Essa doença é caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente.

Abaixo o cronograma de vacinação nas escolas de Ibirama:

26/06 (segunda-feira): Escola Municipal Ribeirão Areado e Escola Municipal Nova Stettin
27/06 (terça-feira): Escola Municipal Christa Sedlacek
28/06 (quarta-feira): Escola Municipal Bairro Operário