Veja algumas ações realizadas pelo CAPS de Ibirama:

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial participam de importantes eventos
18/07/2017 14:47

No dia 27 de junho, a psicóloga Graciela Alves e a enfermeira Gabriela Romão, profissionais da equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I de Ibirama, participaram do 1° Encontro Latino-americano de Direitos Humanos e Saúde Mental, com a temática: “Os Desafios da Saúde Mental na América Latina – Direitos Humanos, Democracia e Subjetividades Coletivas”.
Do dia 28 à 30 de junho, as profissionais participaram como expectadoras e também trabalharam como monitoras voluntárias no 3° Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental. No evento ocorreram diversas atividades simultâneas: mesas redondas, oficinas, intervenções culturais, minicursos, rodas de conversa, conferências. O Fórum contou com a presença de grandes referências nacionais e internacionais, como Paulo Amarante, Ana Pitta, Robert Whitakens (EUA), Ricardo Guinea (Barcelona), entre outros. Ambos foram promovidos pela ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental e ocorreram na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ainda no dia 28 de junho, Graciela e Gabriela participaram da reunião do Intercâmaras de Saúde Mental, que ocorreu na Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina, com vários profissionais da área de Saúde Mental de Santa Catarina e da Coordenação de Saúde Mental do Estado.
Já em Ibirama, no dia 29 de junho, a Psicóloga Margarete Felippi, do CAPS, com as profissionais da Coordenação de Saúde Mental do Estado e a representante da Saúde Mental Indígena de SC, fizeram uma visita técnica ao Polo Base em José Boiteux e nas aldeias indígenas, a fim de conhecer um pouco da cultura dos mesmos.
E, no dia 30 de junho, a Assistente Social Nádia Mohr e a Psicóloga Margarete participaram da reunião da Rede de Saúde Mental Indígena, na Câmara de Vereadores de José Boiteux, com secretários de saúde de José Boiteux e Vitor Meireles, líderes comunitários, caciques, líderes religiosos, coordenação de Saúde Mental do Estado, representante da Saúde Mental Indígena de SC, gerente de saúde de Ibirama, representantes do Hospital Samária e do Hospital Waldomiro Colauti, profissionais da saúde e assistência social do município de José Boiteux, entre outros.

Informações e imagens: CAPS de Ibirama.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP