Epagri de Ibirama e Sedema promovem treinamento para produtores

Tema do evento foi o cultivo protegido de hortaliças em sistemas de abrigos
24/07/2017 09:56

Cerca de 28 agricultores de Ibirama e região, visitaram na manhã desta quinta-feira, 20 de julho, as propriedades de Rodrigo Zils, no Rio Sellin e de Jonathan Alex Barth, em Dalbégia, para conhecer o cultivo protegido de hortaliças em sistemas de abrigo.
A capacitação é uma iniciativa do Escritório Local da Epagri de Ibirama, em parceria com a Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – Sedema, sob a coordenação do técnico da Epagri Marcelo Steiner, com os pesquisadores da Estação Experimental da Epagri de Ituporanga, Francisco Gervini e João Vieira Neto.
Nas propriedades de Rodrigo e Jonathan, os participantes conheceram a produção de alface, couve, cebolinha verde, tomate, morango e pepino em abrigo, além de couve de folha, brócolis e repolho em áreas anexas.
Na ocasião, tanto os técnicos como os produtores deram explicações técnicas e práticas, além de alertar para os riscos e problemas que enfrentam no dia a dia, contando toda a experiência adquirida ao longo dos anos.
Rodrigo e a esposa Nadia trabalham com a produção de hortaliças desde 2008, também são produtores de leite e fornecem as hortaliças para os supermercados Solar, de Ibirama, e Nardelão, de Ibirama e Presidente Getúlio, e também para a merenda escolar.
Já o produtor Jonathan Barth e esposa são jovens que decidiram permanecer na agricultura e apostaram na atividade de cultivo em abrigos há pouco tempo, e já estão colhendo bons resultados. Eles produzem tomate, morango e pepino semi-hidropônico no sistema de abrigo. Vendem a produção para merenda escolar de Ibirama e outros municípios da região e também todos os sábados na Feira Livre de Ibirama.
Após a visita nas propriedades, foram realizas palestras técnicas na sede da Câmara Municipal de Ibirama, onde os pesquisadores da Epagri abordaram assuntos para o sucesso da atividade que está crescendo no município e região.
Mais informações no Escritório Local da Epagri de Ibirama pelo telefone 47 3357 8400.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP