Coral Municipal Hansahoehe, de Ibirama, participa do Cantoritiba 2017

Grupo traz a medalha de prata para Ibirama
21/08/2017 10:29

O Coral Municipal Hansahoehe, de Ibirama, participou, pela primeira vez, do Festival Internacional de Corais de Curitiba/Paraná – Cantoritiba 2017, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Sob a regência da maestrina Vivian Graciana Mohr Janetzky, o grupo, inscrito na Mostra Não Competitiva, na Categoria Popular – Nível Avançado, conquistou a medalha de prata, com 76 pontos.
Foram duas apresentações na capital paranaense: a primeira, na tarde de sábado (19), no Canal da Música, com as músicas: Anos Dourados, de Tom Jobim e Chico Buarque; Certos Amigos, de Expresso Rural; e Vivo Per Lei, de Andrea Bocelli. A segunda apresentação foi no domingo (20), pela manhã, no Memorial Curitiba, com: Não Quero Dinheiro, de Tim Maia; e Flagra, de Rita Lee.
“Valeu a pena, valeu a experiência, o aprendizado, o amadurecimento, e a pontuação! Se Deus permitir, ano que vem voltaremos com força total! Agradecemos a Deus; aos familiares e amigos; a Administração Municipal, que nos apoiou, de muitas formas, permitindo que este sonho se concretizasse; e aos coralistas, queridos, parceiros, incríveis, que ensaiaram incansavelmente e decoraram todo o repertório”, destaca Vivian.
O diretor municipal de cultura Grégory Kietzer, e família, assistiram a apresentação do grupo, no Paraná: “nós agradecemos a confiança da Administração Municipal e o carinho com que olha a cultura da nossa Ibirama. Parabenizo a maestrina e os coralistas, pelas apresentações e pelo sucesso! Ibirama se orgulha de vocês”, fala Grégory.
Segundo o prefeito de Ibirama Adriano Poffo, que acompanhou os coralistas durante toda a viagem, “o Coral Municipal Hansahoehe deu um show no Cantoritiba. Ibirama está muito bem representada! Muito obrigado e parabéns à secretária municipal de educação Marilene Collet Krause, ao diretor Grégory, à maestrina Vivian, e aos coralistas, pelo espetáculo apresentado”, disse Poffo.

Cantoritiba

O Festival Internacional de Corais de Curitiba, o Cantoritiba, marca, desde 2014, anualmente o calendário da capital paranaense, reunindo grupos de canto coral do Brasil e dos demais países da América Latina. Profissionais e amadores compõem este encontro musical, que envolve Mostras Competitivas, Não Competitivas com avaliação e palcos abertos.

Quase 20 anos de história

O Coral Municipal Hansahoehe comemora em 2018, 20 anos de existência. Fundado em 1998, pelo maestro Manoel Miguel de Simas, o grupo conta hoje com 21 integrantes, que se dedicam a arte do canto coral. O coro já levou o nome de Ibirama para vários municípios de Santa Catarina e também para outros estados do país. Atualmente, é regido pela professora de música, a maestrina Vivian Graciana Mohr Janetzky, e tem como presidente a coralista Diana Raquel Von Gilsa.

Municipalidade incentiva o canto coral

O Coral Hansahoehe é um dos corais de Ibirama que recebem apoio do Governo Municipal. A Prefeitura é responsável pela contratação dos professores de música que regem os coros e ainda disponibiliza o transporte para apresentações dos grupos em outras cidades.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP