Municípios recebem o terceiro ciclo de formação do PVE

Atividades aconteceram entre os dias 18 e 21
21/09/2017 13:55

Entre os dias 18 e 21, Ibirama, Apiúna e Lontras receberam as atividades do terceiro Ciclo do Programa Votorantim Pela Educação (PVE), fruto de parceria entre o Consórcio Empresarial Salto Pilão/CESAP e Secretarias de Educação dos três municípios. O PVE oferece gratuitamente aos municípios, desde o início do ano, consultoria técnica em educação e contempla o auxílio na organização de frentes de atuação em mobilização social, apoio à gestão escolar, bem como o desenvolvimento e aprimoramento de competências dos participantes.
Nesta semana, ocorreram ações de mobilização e reuniões entre técnicos das secretarias de educação, mobilizadores e profissionais do CEDAC – parceiro técnico do PVE e encontros com pais e membros das APPs. Além disso, foi dado atenção especial aos alunos para a inscrição dos projetos Criativos na Escola, que tem como objetivo encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades.
O terceiro ciclo é importante tanto para a escola quanto para a Secretaria de Educação para discussão do tema escolhido: Gestão Democrática. Desta forma, os diretores e assistentes das escolas puderam avaliar os resultados dos Indicadores de Qualidade de Educação (Indique) aplicado em todas as escolas, com a participação de alunos, professores, pais e comunidade.
O último ciclo presencial do ano acontece em novembro, quando serão compartilhadas as boas práticas apontadas em todo o processo de mobilização. Até lá, os gestores escolares e técnicos das Secretarias Municipais de Educação trabalham com uma série de atividades nos chamados “interciclos”, com plataforma à distância.
Na opinião da secretária municipal de educação de Ibirama, Marilene Colett Krause, este é um momento importante para consolidar e apresentar os resultados das ações realizadas ao longo do ano e ter uma visão ampla da rede de escolas municipais para determinar as prioridades desses locais. “Com todo esse mapeamento, conseguimos entender quais são as necessidades escolares comuns e quais são as específicas de cada unidade”, opinou.

Pais avaliam o PVE

Muito além do olhar dos profissionais da educação nos municípios atendidos pelo PVE (técnicos, diretores), os pais já começam a sentir uma diferença na postura das escolas, com o estreitamento do relacionamento escola e família, além do próprio amadurecimento dos estudantes.
Em Ibirama e Apiúna, os eventos de sociabilização dos resultados ocorreram nas Câmaras de Vereadores e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre professores, pais de alunos, diretores, conselheiros escolares, empresários, membros do Conselho Tutelar e representantes do Instituto Votorantim e CESAP.
“Nós tínhamos um outro olhar da escola e poucas vezes tivemos a oportunidade de participar de debates para melhorar a estrutura e a educação dos nossos filhos”, opinou o morador do Bairro Operário, Júlio Fusinato.

Benefícios na educação

“O resultado mais evidente da presença do PVE – Parceria Votorantim pela Educação – nos municípios podem ser analisados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos municípios onde a Votorantim pactou”. Avalia Anna Paula Bonimani, Gerente do Instituto Votorantim, que acompanhou as atividades do terceiro ciclo.
O Parceria Votorantim pela Educação está presente em 53 municípios, com meta para atingir ainda mais localidades nos próximos anos. A mobilização proporcionada abrange secretarias de educação, escolas e a comunidade como um todo.
Para mais informações sobre o Parceria Votorantim pela Educação, acesse www.institutovotorantim.org.br.

Informações e imagens: jornalista Jair Fabiciak.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP