Banda Municipal de Ibirama se apresenta pela primeira vez no palco da Oktoberfest

Apresentação aconteceu no sábado, 7 de outubro
09/10/2017 14:15

Pela primeira vez, a Banda Municipal de Ibirama se apresentou no palco da Oktoberfest, em Blumenau, no sábado, 7 de outubro. A apresentação aconteceu das 11h às 12:30h, no setor 2, do Parque Vila Germânica. No período da tarde, a Banda Municipal também participou do tradicional desfile da Oktoberfest.
O prefeito de Ibirama Adriano Poffo e o diretor municipal de cultura Grégory Kietzer acompanharam o grupo durante a viagem. “Estamos extremamente orgulhosos pela belíssima apresentação da Banda Municipal de Ibirama! Parabéns a cada componente, ao maestro Fernando Rothenbug, ao presidente Francisco Gnisch e ao diretor de cultura de Ibirama Grégory”, disse Adriano.

Histórico da Banda Municipal de Ibirama

A Banda municipal de Ibirama, criada pela lei nº 12/11/2013, teve suas atividades iniciadas no ano de 2002. Completa em 2017 quinze anos de representação cultural. Tem o objetivo de propiciar a formação de músicos com aulas teóricas e práticas, realizando ensaios semanais e cumprindo com a perpetuação das tradições musicais regionais, dentro das etnias que compõe a formação do povo ibiramense. É mantida pela Prefeitura de Ibirama e conta com o apoio direto do Departamento Municipal de Cultura.
O grupo é composto por vinte e quatro integrantes, sendo crianças, jovens e adultos, com idades a partir de dez anos. Desde o ano de 2002 a banda é regida pelo maestro Fernando Rothenbug, pós-graduado em música pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Fernando tem o compromisso de explorar todo o talento dos integrantes, além de ser o arranjador das melodias apresentadas.
A proposta do grupo é ampliar o repertório, mantendo um olhar primoroso às melodias germânicas, para com isso abrilhantar momentos especiais e culturais como desfiles tradicionais, busca de reis e rainhas do Tiro e do Bolão, uma tradição forte no município de Ibirama, além de fazer bonito em demais eventos municipais e regionais.
O traje do grupo tem características culturais e foi criado por Ruth Fritsche Ihringer, que buscou inspiração no traje de uma fanfarra da cidade de Waldkirch, do sul da Alemanha. O nome do grupo alemão traduzido para nossa língua significa: anunciadores do rei e das festividades. Simbologia esta que retrata a intenção da Banda Municipal de Ibirama: anunciar as festividades trazendo alegria, cultura e tradição.
O presidente atual da Banda Municipal de Ibirama é o senhor Francisco Gnisch.

Fotografia: Beatrice Castelani.

Sheyla Germano