Projeto Futuro Saudável é lançado em Ibirama

Objetivo do Projeto é trabalhar o autocuidado e a prevenção com crianças e adolescentes
19/10/2017 10:20

O Projeto Futuro Saudável foi lançado na noite desta quarta-feira (18), pela Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu no auditório da Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme.

O lançamento teve a participação do prefeito de Ibirama Adriano Poffo, da secretária de saúde Izabel Petersen, da secretária de educação Marilene Krause, da coordenadora técnica do projeto Dianare Cucco, da assessora dos trabalhos do projeto Ana Paula Cardoso, dos profissionais que ministrarão as palestras durante a execução do projeto, diretores das instituições educacionais, servidores municipais e imprensa.

O “Futuro Saudável” foi apresentado aos presentes pelo prefeito Adriano. “Somente no ano de 2017, o município de Ibirama já gastou R$ 625 mil na aquisição de medicamentos e isso é um gasto, não um investimento em saúde. Queremos remediar menos e prevenir mais. Por isso, hoje damos mais um passo com o Lançamento do Projeto Futuro Saudável e temos a certeza de que vamos colher bons frutos em um futuro próximo”, falou.

A coordenadora Dianare destacou que: “o objetivo do projeto é trabalhar o autocuidado e a prevenção com crianças e adolescentes das Redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino, com temas abrangentes que correlacionem saúde, educação e qualidade de vida”.

A secretária de saúde Izabel explicou que, por meio da ação, a Secretaria Municipal de Saúde vai ofertar para as instituições escolares palestras sobre diversos temas, que serão ministradas por profissionais específicos de cada área. “Cada escola escolherá dois temas a serem abordados no primeiro ano, de acordo com a necessidade específica de cada estabelecimento de ensino. O projeto será desenvolvido em ciclos anuais e será reestruturado a cada ciclo conforme a demanda das escolas”, detalhou.

O projeto intersetorial envolverá a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Estratégias da Saúde da Família – ESF, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Agentes Comunitários de Saúde – ACS, Proteção e Defesa Civil e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

“Fiquei muito feliz quando soube da iniciativa deste projeto, que trabalhará a prevenção, cuidando da saúde e do bem-estar das nossas crianças e adolescentes, e também da saúde dos professores”, frisou a secretária de educação Marilene.

O coordenador da Proteção e Defesa Civil de Ibirama Fernando Jost será um dos palestrantes, que falará sobre o tema Desastres Ambientais. Para ele, o projeto contribuirá positivamente para o seu trabalho diário: “com as palestras, levaremos ainda mais a percepção e a redução dos riscos e dos desastres para a população de Ibirama. Esperamos que, desta forma, possamos prevenir mais do que agir nos atendimentos, que muitas vezes são causados pela mão humana”.

A diretora da Escola Municipal Christa Sedlaceck Samia Ideker da Silva gostou da iniciativa: “os temas apresentados como sugestões de palestras vão ao encontro das necessidades que temos na escola. Será importante recebemos em nossa instituição profissionais como psicólogo, enfermeiro, dentista, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo. Ficamos felizes”.

No primeiro ciclo, os temas ofertados são:

Ações de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti; Adolescência nos dias Atuais; Atribuições do Agente Comunitário de Saúde; Cultura da Paz: seja um Multiplicador; Desastres Ambientais; Suicídio; Direito Sexual e Reprodutivo e prevenção DST/AIDS; Sexualidade; Higiene Pessoal, Bucal e Doméstica; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade Infantil; Promoção da Saúde Auditiva e Identificação de educandos; Promoção da Saúde ocular e Identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Promoção e Avaliação de Saúde Bucal e aplicação tópica de flúor; Verificação e atualização do esquema vacinal; Violência contra a Criança e Adolescente.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP