Projetos cofinanciados pelo FIA de Ibirama são lançados

Programas realizarão ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente
25/10/2017 14:19

Na tarde desta segunda-feira (23), a Gestão Municipal do Fundo para Infância e Adolescência – FIA e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA realizaram o evento de Lançamento dos Projetos que serão cofinanciados pelo FIA de Ibirama.

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Ibirama e teve a participação do prefeito de Ibirama Adriano Poffo, do secretário de assistência social e habitação de Ibirama e gestor do FIA Filipe Ponchielli dos Reis, do presidente do CMDCA e professor Sérgio Marian, representantes das entidades participantes, contabilistas, servidores municipais e imprensa.

Na ocasião, as entidades apresentaram os projetos aprovados pelo Edital 02/2017, com ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias, que serão desenvolvidos no município.

“Parabenizamos o CMDCA e o FIA de Ibirama, pela atuação e pelo belo trabalho que realizam com as crianças e adolescentes, e também parabenizamos as empresas e cidadãos que participaram da Campanha para arrecadar recursos por meio do Imposto de Renda, que agora serão investidos na realização destes projetos com crianças e adolescentes. Certamente, a comunidade ibiramense será beneficiada com a realização destes projetos”, disse o prefeito Adriano.

A Prefeitura de Ibirama também destinou R$ 50 mil para o Fundo da Infância e da Adolescência – FIA.

Projetos que serão desenvolvidos:

1. Nome do projeto: Bombeiro na Escola;

Entidade proponente: Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama;

O Projeto é desenvolvido com a intenção de promover a prevenção de acidentes e perdas humanas e materiais por meio da educação. Envolverá aproximadamente 500 alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particular de Ibirama.

2. Nome do projeto: Instrumentalização das Atividades ao Ar Livre;

Entidade proponente: Grupo de Escoteiros Guardiões das Águas;

Aquisição de barracas canadenses para a realização das atividades e acampamentos ao ar livre. O Grupo de Escoteiros Guardiões das Águas possui mais de 90 integrantes, entre lobinhos (crianças de 6,5 a 10,5 anos), escoteiros (jovens entre 10,5 até 14,5 anos), seniores (jovens entre 14,5 e 18 anos) e pioneiros (jovens entre 18 e 21 anos), além dos chefes.

3. Nome do projeto: Desnaturalizando a Violência;

Entidade proponente: Associação Coral Infanto Juvenil Cativar;

Projeto desenvolvido com crianças e adolescentes, de quatro a 16 anos de idade, com atividades de canto coral, aulas de técnica vocal e de flauta, e pintura em tela. O objetivo é trabalhar o respeito, a empatia e a tolerância, visando a prevenção da violência – problema de saúde pública.

4. Nome do projeto: Esporte nos Bairros;

Entidade proponente: Comissão Municipal de Esportes;

Aquisição de materiais e equipamentos para o Projeto desenvolvido com 200 crianças, com idades entre sete e 16 anos, ofertando aulas de futebol de campo e futsal nos bairros Ponto Chic, Bela Vista e distrito de Dalbérgia.

5. Nome do projeto: Programa Minha Escola Segura;

Entidade proponente: Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Projeto que visa promover a prevenção e ações de preparação para emergências no próprio ambiente escolar. A ação, que integra o Plano de Gerenciamento de Gestão dos Riscos de Desastre – PLAGERD 2016/2020, envolverá 150 crianças das Escolas Municipais Tancredo Neves, Caminho da Estação e Ribeirão Areado.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP