Estamos na 4ª Semana de Prevenção e Resposta a Desastres de Ibirama

Atividades acontecerão até sábado, 4 de novembro
31/10/2017 10:28

Iniciou nesta segunda (30), e se estende até sábado (04), a Semana Municipal de Prevenção e Resposta a Desastres de Ibirama. O evento, que está na quarta edição, é organizado pela Prefeitura de Ibirama, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Ibirama – COMPDEC, com apoio de diversas entidades.

O tema de 2017 é a “Redução dos Riscos e Desastres”. Segundo o coordenador da COMPDEC, Fernando Jost, “a intenção da Semana Municipal de Prevenção e Resposta a Desastres é orientar os munícipes por meio da educação, conscientização e integração. Por isso, toda a comunidade é convidada para participar da nossa programação ao longo da semana”.

Na segunda (30), aconteceu uma palestra no auditório da Associação Empresarial de Ibirama – Aciibi, com o tema “Gestão dos riscos: Parceria dos setores públicos e privados”. Na segunda, terça e quarta, dias 30, 31 e 1º, acontece nas Escolas do município de Ibirama o Concurso de Percepção dos riscos e desastres.

A terça (31), inicia com a reunião do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí – AMAVI, na Câmara Municipal. O evento, sediado em Ibirama pela primeira vez, conta com representantes das Coordenadorias de Defesa Civil dos 28 municípios da Amavi.

Na quarta (1º), haverá a palestra sobre “Construções em áreas de risco – Mapeamento e gerenciamento de risco”, na Câmara Municipal de Ibirama, às 19h.

A sexta (3) será marcada pela Fiscalização Educativa de Produtos Perigosos, que acontecerá em dois locais: na rua 25 de julho, das 9h às 11h, e na rua Marquês do Herval, das 14h às 16h.

E no sábado (4), último dia da Semana Municipal de Prevenção e Resposta a Desastres, terão exposições, oficinas e palestra para a comunidade, no Centro de Eventos Manoel Marchetti, das 8h30 à 17h. Veja:

Palestra sobre Guia de Autoproteção, com Paulo Almeida.

Apresentação Bombeiros de Indaial: Oficina de Atendimento com Produtos Perigosos Químicos.

Apresentação Bombeiros de Indaial: Oficina de busca e resgate em estruturas colapsadas.

Apresentação Bombeiros de Presidente Getúlio: Oficina de Resgate em Alturas / Simulação de transposição de canal.

Apresentação Bombeiros de Lontras: Oficina de Atendimento Pré Hospitalar.

Apresentação Bombeiros da União: Oficina de Resgate Veicular.

Apresentação Bombeiros de Ibirama: Oficina de Combate a Incêndio Veicular.

Final do concurso: Percepção dos riscos e desastres.

Exposição de Viaturas: Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar Ambiental, Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR e Força Tarefa Unidade Arcanjo.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP