Homenagens marcam os 120 anos de Ibirama

Manhã do aniversário iniciou com um ato solene na Câmara Municipal
08/11/2017 12:17

A programação alusiva aos 120 anos de fundação de Ibirama iniciou na manhã desta quarta-feira, 8 de novembro – dia do aniversario do município. As festividades foram abertas em um ato solene na Câmara Municipal de Ibirama. O evento contou com apresentações culturais, lançamento do Selo Comemorativo, café colonial e homenagens diversas, veja como foi:

O Hino Nacional foi interpretado pelas educadoras da Escola Municipal de Música, do Departamento Municipal de Cultura, professora de violino, Adriana Paulina da Veiga, e professora de violão, Mariluce Bianca Koepsel.

A professora de teatro da Rede Municipal de Ensino, Silvana Mara Cristóvão da Silva, leu um breve histórico da fundação de Ibirama, redigido pela servidora municipal Sandra Secchi.

O Hino de Ibirama foi interpretado pelos jovens cantores do Coral Encanto, da Escola Municipal Christa Sedlaceck, regido pela maestrina e professora da Escola Municipal de Música Vivian Graciana Mohr Janetzky.

Selo Comemorativo

Na sequência, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos conduziu o Lançamento do Selo Comemorativo dos 120 anos de Fundação de Ibirama.

O carimbo do Selo Comemorativo foi realizado pelo prefeito Adriano Poffo, pelo vice Jucélio de Andrade, por Haroldo Radloff – integrante da comissão que instituiu o Escudo de Ibirama, por Nancy Lucas Bini – representando a família do primeiro imigrante de Ibirama Willy Liederval, por Marlene Pabst Ferreira do Amaral – representando a família de Carlos Pabst – prefeito e criador da lei que instituiu a Bandeira de Ibirama, e por Lidemar Zanelato Colautti – pelos serviços relevantes prestados à educação de Ibirama e representando a família do médico Waldomiro Colautti.

Homenagens

No pronunciamento das autoridades, homenagens diversas foram realizadas aos fundadores e colonizadores de Ibirama, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do município.

O vice-prefeito e coordenador da Comissão Organizadora dos 120 anos, Jucélio de Andrade, convidou a todos para prestigiarem a programação do aniversário de Ibirama e agradeceu a todas as entidades que participam da organização das festividades.

O prefeito Adriano Poffo destacou em seu discurso: “Parabéns a todas as forças vivas da sociedade ibiramense, empreendedores aqui instalados, sejam empresários ou trabalhadores, da cidade ou do campo, idosos ou crianças, que com o suor do seu trabalho engrandecem a nossa terra. Alegro-me com vocês nesta data festiva e, como prefeito, parabenizo os ibiramenses, povo que, com seu trabalho diário, constrói todo dia um município, que é nossa terra e nosso orgulho”, disse.

Representando a comunidade ibiramense, Magrid Koffke Barbi, entregou um buquê de flores ao prefeito Adriano, pelo aniversário do município.

Após a solenidade, os presentes foram convidados para um café colonial, oferecido pela Prefeitura de Ibirama, no Centro Administrativo Ivo Müller.

Marcaram presença: o prefeito Adriano Poffo, o vice-prefeito e coordenador da Comissão Organizadora dos 120 anos Jucélio de Andrade, o presidente da Câmara Municipal Valdemar Schaefer e demais vereadores, o gerente regional dos Correios Édson Luciano, autoridades eclesiásticas, secretários, diretores, professores e servidores municipais, presidentes de Conselhos Municipais, representantes de entidades, estudantes, comunidade e imprensa regional.

Veja a Programação:

Sexta-feira – 10/11 – Desfile comemorativo (saída às 19h30: Praça José Deeke – chegada: Praça da Bandeira)

Inauguração da restauração da Praça da Bandeira – 19h30 – Praça da Bandeira

Completo serviço de bar e cozinha e programação cultural

Sábado – 11/11 – 7h30 – Praça da Bandeira – Concentração da Caminhada Expedição Rota dos Imigrantes

Café com cuca dos 120 anos gratuito

Ao longo do dia: completo serviço de bar e cozinha e programação cultural

Organização/Apoio: Prefeitura de Ibirama, Sociedade de Atiradores Rafael Alto, Sociedade de Atiradores Rio Sellin, Clube Recreativo Hamônia, Wagner Bebidas, Associação de Moradores do Bairro Operário, Associação de Artesãos, Sociedade Desportiva União, Ricord’Itália, Associação Hansahoehe, Associação de Desenvolvimento Getúlio Vargas, Café Ouro.