Ibirama registra um foco positivo de Aedes Aegypti

Comunidade precisa redobrar os cuidados
09/11/2017 14:12

Nesta sexta-feira (3), Ibirama registrou um foco positivo do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O mesmo foi encontrado em um pneu localizado em uma chapeação da SC 340, em Dalbérgia – um ponto estratégico – local visitado a cada 15 dias pelas equipes que atuam nas frentes de prevenção. Segundo os agentes de combate à endemias, em 2017 não houve casos confirmados de pessoa infectada por dengue em Ibirama.

Uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama, envolvendo profissionais das Estratégias da Saúde da Família – ESF, agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias, resulta no trabalho de verificação de possíveis novos focos em um raio de 300 metros próximos ao local.

“No ano de 2017, já foram encontrados três focos positivos em nosso município, um no bairro Progresso e outro no bairro Nova Stettin, ambos no mês de março, e agora este no distrito de Dalbérgia. Por isso, pedimos a colaboração de toda a população, pois é dever de cada cidadão combater o mosquito da dengue”, disse a agente Janete Cipriani.

Ibirama possui atualmente 90 armadilhas e 41 pontos estratégicos, que são monitorados periodicamente pelos agentes. Tendo como objetivo, destruir e evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução dos mesmos.

Um forte trabalho de orientação é realizado ao longo dos últimos anos, com campanhas informativas nas ruas, em cemitérios, visando orientar a comunidade.

Os telefones da Secretaria Municipal de Saúde – 3357-8532 e 99732-1993, estão à disposição dos interessados em obter mais informações, agendar ações de orientações para grupos ou instituições e também para denunciar.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP