Escola de Ibirama é uma das premiadas no “Desafio Criativos da Escola”

Alunos desenvolveram um projeto de reativação do cinema, com sessões mensais
28/11/2017 10:18

O Projeto Cine HC, desenvolvido por estudantes da Escola Municipal Christa Sedlacek, de Ibirama, foi um dos três premiados de Apiúna, Ibirama e Lontras, na tarde de segunda (27), pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) e Instituto Votorantim. Os alunos dos três municípios desenvolveram projetos que, apoiados por seus educadores, estão transformando suas escolas e comunidades. A ação integra o Projeto Desafio Criativos da Escola.

O evento aconteceu no Centro Acadêmico e de Visitação (CAV), junto à Usina, em Apiúna. O prefeito de Ibirama Adriano Poffo, a secretária municipal de educação Marilene Collet Krause, o gerente da Usina Salto Pilão Luis Cláudio Ribeiro, lideranças de Apiúna e Lontras, e estudantes participaram da premiação.

“Estou muito contente, vejo uma equipe muito comprometida na Secretaria de Educação de Ibirama! Parabenizo a todos, e de forma especial, os estudantes da E. M. Christa Sedlacek, que pensaram em algo para a nossa comunidade e para as crianças e jovens que, muitas vezes, não têm condições de ir ao cinema em Rio do Sul e Blumenau”, parabenizou Adriano Poffo.

Seleção

Dentre 17 projetos inscritos, três foram selecionados como os destaques municipais (um por município). Alunos da Escola Municipal Christa Sedlacek, de Ibirama, desenvolveram um projeto de reativação do cinema, com sessões mensais; alunos da Escola Municipal Júlio Wolf, de Lontras pensaram na inclusão social ao envolver uma menina portadora de deficiência visual no corpo coreográfico do educandário; em Apiúna, estudantes da Escola Municipal Victoria Cerutti Petters, resolveram colocar a educação a favor da saúde, realizando uma campanha de conscientização da população para a necessidade de comparecer às consultas e exames médicos agendados.

O “Desafio Criativos da Escola”, busca encorajar crianças e jovens que arregaçaram as mangas, se articularam para transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

Atividade do PVE

O concurso “Desafio Criativos da Escola” é parte integrante do PVE – “Parceria Votorantim Pela Educação” - uma iniciativa espontânea do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), que visa contribuir com a Educação através de Projetos Socioambientais de forma aderente à sua cultura de sustentabilidade.

Está em desenvolvimento desde o início do ano nos municípios de Apiúna, Ibirama e Lontras. Com previsão de execução até 2020, o PVE oferece, gratuitamente, treinamento e consultoria para melhorar a gestão educacional do ensino ofertado pela rede municipal, contribuindo para a melhoria da educação pública, através da qualificação das práticas de gestão educacional.

Informações: jornalista Jair Fabiciack (SC 04019 JP) e Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP