Projeto de Emagrecimento da Secretaria de Saúde de Ibirama comemora resultados

Veja a entrevista feita com uma das participantes
19/12/2017 13:16

No decorrer deste ano, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF – com as profissionais: a psicóloga Jésita Maria Eyng e a nutricionista Paula Manoela Nienköetter da Silva – da Secretaria Municipal de Saúde de Ibirama, realizou um projeto nos bairros com foco no emagrecimento, atendendo pacientes de todas as Estratégias de Saúde da Família do município.

Este projeto ofereceu aos pacientes, técnicas para desenvolver habilidades mentais e comportamentais, para manter um estilo de vida saudável, sem sofrer com as restrições e promovendo uma mudança permanente de hábitos, trabalhando com a ansiedade, motivação e a mudança de pensamentos. E ainda ofertou orientações nutricionais para melhorar a alimentação, bem como sugestões de receitas saudáveis práticas e gostosas.

Os participantes demonstraram satisfação com o aprendizado e resultados obtidos nas avaliações do projeto, relatando a mudança em suas vidas após a participação. Uma das participantes aceitou contar um pouco sobre esta experiência, após perder 11 quilos até o momento, de forma saudável.

Veja a entrevista feita com Roselene Goetz Vicente, de 46 anos, que participou do projeto no bairro São Miguel:

1 – Qual o motivo de você ter participado do Projeto do NASF com enfoque no emagrecimento?

No final de junho deste ano, em consulta com o médico da Estratégia da Saúde da Família do meu bairro, após ser analisado meus exames, fui alertada que estava com hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 e colesterol total alterado, devido ao fato de estar acima do peso, encontrando-se no estado nutricional de obesidade grau I.

Fiquei bastante apreensiva naquele momento. Diante disso, ele me apresentou duas opções: realizar acompanhamento com nutricionista ou iniciar o uso de medicação, sendo que me senti desconfortável com esta última opção. No mesmo dia, após sair do consultório médico, fui convidada a participar do Projeto de Emagrecimento desenvolvido pela nutricionista e psicóloga do NASF, que estava iniciando naquela mesma tarde no bairro. Aceitei de imediato este convite, e me propus a mudar, considerando o que foi explanado pela nutricionista e pela psicóloga. Foram sete semanas de acompanhamento no grupo.

2 – O que este projeto significou para você?

Uma mudança de vida enorme, que nem eu acreditava ser capaz. Foram mudanças drásticas num curto espaço de tempo. Estou me surpreendendo ainda, e usando o aprendizado diariamente. Nos momentos que consumo alimentos que não estão no planejamento, lembro da atividade de “voltar aos trilhos”. Aprendi a mudar minha forma de pensar em relação a comida, a planejar minha alimentação, comer de forma saudável e também passei a ter como hábito a prática de atividade física.

3 – O que o projeto trouxe de mudanças para você? Houve mudanças na vida das pessoas que convivem com você também?

Aos 46 anos de idade este projeto me proporcionou um recomeço. Hoje estou com 11 quilos a menos, meus exames estão com resultados excelentes, realizo caminhadas de 3 a 4 vezes por semana e me sinto muito mais saudável. Temos um restaurante e com isto tenho acesso fácil à muita comida e refrigerantes, porém consegui influenciar toda a minha família a mudar, desenvolvendo hábitos mais saudáveis. Só consegui convencê-los após verificarem meus primeiros resultados. Os resultados são gratificantes, foram aparecendo de forma gradativa, tendo em vista que são hábitos saudáveis e não estas dietas “malucas” restritivas ou uso de medicações, que vejo muitos fazendo.

4 – Quais foram os maiores desafios?

Inicialmente foram mudar alguns velhos hábitos alimentares, como comer brigadeiro de panela, diminuir o consumo de café, extinguir o hábito de tomar líquidos junto as refeições e a “preguiça” de fazer atividades físicas. Fui mudando aos poucos e precisei de muita determinação, e percebi a cada dia que foi ficando mais fácil. A atividade física, com o passar dos dias, me trouxe a sensação de relaxamento, bem-estar e também passei a me sentir mais motivada, sendo que hoje já não consigo mais ficar sem fazer minhas caminhadas, é como uma necessidade do corpo.

5 – Como você avalia este projeto?

O projeto é maravilhoso. Trouxe-me muitos benefícios e o aprendizado continuo usando no dia a dia. Às vezes retomo algumas técnicas, como quando sinto que minha ansiedade está elevada, e sinto vontade de compensar na comida. É nota mil. Sinto que estou mais alegre, com mais disposição e também melhorou minha autoestima. Sinto-me outra pessoa, de uma forma positiva.

Saiba mais:

O Projeto de Emagrecimento será retomado em fevereiro e em 2018 será ampliado, com o auxílio de novos profissionais. Mais informações na Estratégia da Saúde da Família do bairro ou pelo telefone 3357-8660.

Sheyla Germano
Jornalista - SC 3170 JP