Dia da Cultura Alemã celebra 84 anos de emancipação de Ibirama

23/03/2018 14:18

As comemorações pelos 84 anos de Ibirama culminaram no domingo, dia 11, data do aniversário de emancipação político-administrativa do município. Mais de 800 pessoas compareceram ao inédito Deustche Kulturtag, ou “Dia da Cultura Alemã”, promovido na sede da Comunidade Luterana do Centro. Com entrada gratuita, o evento celebrou um dia inteiro de atrações em homenagem à herança cultural trazida à região pelos imigrantes alemães.

A programação teve início às 9h, com culto ecumênico, que contou com a participação de pastores, autoridades e grande público. A manhã foi acompanhada ainda por apresentações de música e dança, com performance de alunos da escola municipal de música, grupo de danças folclóricas Neu Bremen e do grupo de danças sênior Belos Vales. Já à tarde, o palco contou com a animação de shows da banda municipal, do Coral As Fridas de Taió e do Musical Família Carvalho.

Ao longo de todo o dia, a gastronomia alemã, acompanhada de muito chope gelado, se destacou em meio à programação. No almoço, foi servido amplo buffet típico, com oferta de pratos tradicionais como marreco recheado, joelho de porco e chucrute. Também foram oferecidos petiscos, sobremesa e cucas variadas.

Para diversão de todas as idades, foi disposta feira de artesanato, brinquedos infantis, estande de tiro ao alvo, e entre as novidades, a competição de “chope no penico”. Com direito à entrega de medalhas, a prova desafiou homens e mulheres a consumir 300ml de chope no menor tempo possível, sem babar, usando um inusitado penico como copo.

O Deustche Kulturtag, ou “Dia da Cultura Alemã”, foi uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Ibirama.

Texto e fotos: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP