Programa “Internet para Todos” poderá beneficiar nove localidades

23/03/2018 13:32

A Prefeitura de Ibirama avança nas tratativas com o governo federal para a efetivação do programa "Internet Para Todos" no município. A iniciativa, que busca promover a inclusão digital no país, se destina a oportunizar internet banda larga em regiões onde não existe a oferta adequada dos serviços.

Conforme o termo pactuado na semana passada com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), nove localidades ibiramenses poderão vir a ser beneficiadas pela implantação da internet banda larga. Estão incluídas na listagem áreas de Nova Stettin, Rafael, Rafael Baixo, Ribeirão Areado, Ribeirão das Pedras, Rio Sellin, Ribeirão Taquaras, Caminho do Meio, Anchieta e RIbeirão Pedrinhas.

"É uma oportunidade muito importante, especialmente para as pessoas que hoje não têm qualquer acesso à internet, poderem se conectar por meio de um serviço seguro, de qualidade e de baixo custo. Estamos trabalhando para concretizar uma verdadeira inclusão digital na nossa comunidade", destaca o prefeito Adriano Poffo.

Embora de iniciativa pública, em cada município, o fornecimento da banda larga será gerenciado por meio de uma empresa prestadora de serviço, que deverá ser credenciada pelo MCTIC. O acesso à internet poderá ser prestado através de conexão a rádio ou fibra óptica.

O governo federal, no entanto, se mantém responsável pelo subsídio de equipamentos para a instalação do serviço nos municípios. A Prefeitura, por sua vez, deverá indicar e garantir a segurança dos locais onde serão implantados os dispositivos, assim como arcar com as futuras despesas de energia elétrica.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP