Conferência Municipal de Educação acontece no dia 11

04/04/2018 11:02

Na quarta-feira, dia 11 de abril, será realizada em Ibirama a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação 2018 (Conae). A coordenação é do Fórum Municipal de Educação, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

As atividades acontecerão pela manhã, das 8h às 11h30, e à tarde, das 13h às 17h, nas dependências da Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme, no bairro Bela Vista. A participação no encontro é aberta a profissionais da área da educação, representantes de entidades municipais e público em geral, de forma gratuita.

Conforme lembra a Secretária de Educação Marilene Collet Krause, o objetivo geral da Conae é monitorar e avaliar cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias, além de propor novas políticas e ações. Ela ressalta que a conferência em nível municipal é a oportunidade efetiva das bases sociais poderem contribuir para o avanço do setor no país.

“Este evento materializa a voz da sociedade nos esforços pela melhoria da educação. É uma etapa fundamental, se esperamos um dia conceber a qualidade que tanto almejamos”, coloca.

Em preparação para o evento nacional, a conferência municipal segue o mesmo cronograma de discussões que serão celebrados no mês de novembro, em Brasília (DF). Em 2018, a Conae trabalha como tema central “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

No município, o debate será conduzido por meio de um documento referência, composto por oito eixos. Interessados podem desde já acessar as informações online.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama