Comitiva de Ibirama visita parque tecnológico em Florianópolis

Viagem buscou informações e experiências para o melhor aproveitamento da Incubadora de Ibirama
05/04/2018 12:12

Uma comitiva, formada por representantes da administração municipal e de entidades da sociedade civil organizada de Ibirama, esteve em Florianópolis na terça-feira, dia 3 de abril. O grupo foi à capital do Estado para conhecer as instalações e o funcionamento do Centro de Referência de Tecnologias Inovadoras (Certi), referência na América Latina na transformação de ideias em negócios inovadores.

A visita contou com a participação do prefeito Adriano Poffo, além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ibirama, Ariel Henrique de Oliveira, do presidente da Associação Empresarial de Ibirama (Aciib), Salvio Giacomozzi e de Ademir Piske, representando o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ibirama (Sinduscon), Ayres Marchetti.

A viagem buscou o intercâmbio de experiências e informações para o melhor aproveitamento da atual Incubadora de Ibirama. Com a criação de um Parque Tecnológico, a intenção é tornar o município uma referência no desenvolvimento de novos negócios, por meio da inovação tecnológica, usando como base os estudos aplicados nas universidades e unidades de ensino técnico da região.

De acordo com o diretor Geral da UDESC, Carlos Alberto Barth, a iniciativa de propor a inserção de Ibirama e o Alto Vale num contexto de inovação tecnológica mostra a preocupação do poder público em realizar um projeto visando o futuro econômico de Ibirama e da região.

A avaliação vai ao encontro da proposta apresentada pelo prefeito Adriano Poffo, que não considera a iniciativa uma ação de governo, mas uma política pública de futuro para o município. “Não quero que seja apenas uma ação do prefeito Adriano, meu objetivo é sensibilizar e mobilizar as entidades para transformar esta ação em um projeto de cidade, um projeto de futuro”, pontuou.

O futuro e a inovação tecnológica
O grupo foi recepcionado pelo coordenador de projetos do Certi, Cleber Roberto Nascimento, que apresentou dados sobre a Fundação e abordou os benefícios para municípios de menor porte investirem em tecnologia e inovação.

Ele considerou a vocação turística do município, que não seria prejudicada com a implantação de um parque industrial, e fez uma analogia com a capital catarinense, que até 2015 tinha como principal engrenagem da economia o setor turístico. “O principal setor econômico que compreende o PIB (Produto Interno Bruto) de Florianópolis é o da tecnologia da inovação. É a vocação econômica que vem garantindo a riqueza da cidade e pode ser aliada ao setor turístico”, afirmou.

Em 30 anos de história, a Fundação Certi acumulou 98 empresas graduadas, com 100% de sucesso, empregando diretamente 13,8 mil colaboradores. Entre 2015 e 2016, 15 empresas foram formadas, gerando um faturamento anual de mais de R$ 14 bilhões e mais de R$ 4 bilhões em retorno de impostos.

Celta Incubadora e ACATE
Na agenda de visitas, o grupo também visitou a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), onde conheceu o Programa de Aceleração Darwin Starter, que implantou no Estado um dos primeiros programas catarinenses de aceleração de startups. O empreendimento tem por objetivo garantir aporte financeiro e acompanhamento de parceiros corporativos, assessoria jurídica e contábil, acompanhamento psicológico dos empreendedores, ciclos de capacitação e ferramentas para apoiar o desenvolvimento mais rápido do negócio apresentado.

Em seguida, foram recepcionados pelo diretor Executivo do Celta Incubadora, Tony Chieriguini, que apresentou as instalações e falou do funcionamento do Parque Tecnológico, considerado por quatro vezes o melhor do país. O espaço emprega diretamente cerca de 700 pessoas, e foi responsável pela inserção no mercado de empresas de sucesso como a WEG Automação, Mormaii Tec, Intelbras e setores da Embraer.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP