Professores discutem o futuro da educação na etapa municipal da Conae

Ideias definidas em Ibirama serão levadas para debate estadual
11/04/2018 16:48

Professores das redes pública, municipal, particular, de ensino técnico e superior integraram nesta quarta-feira, dia 11, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação 2018 (Conae). Ao longo do dia, os mais de 200 participantes se reuniram na Escola de Educação Básica Eliseu Guilherme, no bairro Bela Vista, para debater os oito eixos definidos pelo evento. A coordenação foi do Fórum Municipal de Educação, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes, e também coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Marilene Collet Krause, o evento foi importante para que os profissionais de educação e demais atores sociais pudessem discutir, refletir coletivamente e propor caminhos para educação brasileira.

“Muitos objetivos foram alcançados, porém temos metas, diretrizes e ações que ainda necessitam de uma maior atenção, como a inclusão, a democratização, a igualdade e a diversidade”, revelou.  Marilene afirmou ainda que o Plano Municipal de Educação está em consonância com os planos estadual e nacional, e em constante avaliação e monitoramento pela comissão formada para este acompanhamento.

Também presente na ocasião, o prefeito Adriano Poffo comentou a importância da classe profissional e ressaltou o aumento real de salário definido aos professores, por meio de um Projeto de Lei do Executivo, aprovado no último mês. “O município tem se esforçado ao máximo para fazer sua parte, e nosso objetivo é fazer com que esse sonho de oferecer uma educação de melhor qualidade seja o sonho de todos nós, poder público, professores, servidores e famílias”, comentou.

Eixos em discussão

No encontro, os participantes foram divididos em oito grupos para a realização de atividades dinâmicas de discussão das propostas da Conae, que posteriormente foram submetidas a avaliação do plenário. “Foram definidas sugestões de alterações sobre o gerenciamento da educação no país, as quais serão levadas pelos delegados para a Conferência Estadual de Educação”, explicou o professor da UDESC e membro do Fórum Municipal de Educação, Dr. Marino Eyerkaufer.

O Eixo 1 teve como meta a garantia e a efetiva ampliação de recursos para a educação junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e aos conselhos. Já no Eixo 2, discutiu-se o direito à Educação de Qualidade ofertada pelo município. O terceiro eixo debateu os principais desafios da educação municipal, e o quarto, o acesso e a permanência dos alunos em todas as modalidades de ensino, com objetivo de elevar a média de escolaridade da população e a expansão das escolas em tempo integral.

O quinto eixo abordou a garantia dos direitos humanos, melhores condições de vida e sociais, o racismo, o bulling, sexismo, LGBTfobia, além de todo e qualquer tipo de discriminação. No eixo 6, foi tratado sobre a educação como um direito social, articulado aos demais direitos como saúde, alimentação, trabalho e lazer. O sétimo eixo falou da valorização dos profissionais da educação no que se refere a formação, carreira, remuneração, formação inicial e continuada e condições de trabalho e saúde.

O Eixo 8, por fim, abordou o financiamento da educação, da gestão dos recursos, além da transparência e do controle social.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP