Professor de Ibirama participa de curso de sistema Braille

Capacitação foi voltada ao atendimento de uma aluna portadora de deficiência visual da rede municipal de ensino
16/04/2018 16:00

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes esteve representada pelo professor efetivo da rede municipal de ensino, Vilmar Rodrigues, em curso promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Na oportunidade, o profissional, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município, recebeu orientações sobre as normas e grafias de uso do sistema Braille.

De acordo com a secretária municipal, Marilene Collet Krause, a participação foi necessária para que o professor pudesse oferecer um atendimento mais efetivo a uma estudante da Escola Municipal Caminho da Estação, portadora de deficiência visual. “O curso possibilita ao professor um trabalho pedagógico com a criança de maneira que ela tenha a possibilidade de ser alfabetizada por meio da grafia Braille”, explicou.

Realizado em Florianópolis entre os dias 9 e 13 de abril, o curso teve por objetivo capacitar os participantes para escrita, leitura e difusão do sistema Braille. Com 30 horas de carga horária, a capacitação foi ministrada pela pedagoga Tamara Joana Casarin, do Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual (CAP) da FCEE. O conteúdo foi voltado a professores do ensino regular que atuam com alunos cegos, professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e comunidade em geral.

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Fotos: Secretaria de Educação, Cultura e Esportes