Mais de mil atletas devem competir em Ibirama nos Jiudesc 2018

Jogos Internos da Udesc acontecem no município de 27 de abril a 1º de maio
25/04/2018 11:11

Ibirama sediará entre os dias 27 de abril e 1º de maio, a 16ª edição dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc). Mais de mil atletas são esperados para as competições, que visam o intercâmbio social e desportivo entre os acadêmicos da universidade, além de proporcionar boas relações entre eles e estimular a atividade desportiva amadora. Com apoio da Prefeitura de Ibirama, o evento esportivo é organizado pela Coordenadoria de Eventos (Ceven) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Udesc.

Entre as novidades para a edição, será a primeira vez que o Jiudesc contará com o "Lixo Zero", uma política de redução de resíduos sólidos, de medidas como não distribuir copos plásticos, incentivando atletas e espectadores a levar seus próprios copos.

Ao todo, serão disputadas 17 modalidades, entre atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3x3, futebol de campo, futebol society, futevôlei, futsal, handebol, e-sports (futebol Fifa), judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, voleibol de areia e xadrez.

Cada um dos 12 centros de ensino da Udesc estão aptos a participar do evento com uma delegação, definida pela associação atlética da unidade, sendo que cada atleta tem direito a competir em até duas modalidades. Quem vencê-las poderá ser escolhido para representar a universidade em competições externas, como os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a Liga do Desporto Universitário (LDU).

As premiações serão distribuídas em quatro categorias: modalidade, vencedor geral, Desafio das Atléticas e Destaque Esportivo, categoria criada neste ano. Os três melhores de cada modalidade ganharão medalha, enquanto o vencedor geral será definido por sistema de pontos, conforme o regulamento da competição. Os vencedores do prêmio Destaque Esportivo serão escolhidos pela comissão geral, pela comissão técnica e pela comissão julgadora.

Já o Desafio das Atléticas é uma competição paralela, que tem várias etapas antes e durante o Jiudesc. Neste ano, novas provas foram adicionadas, como elaboração de slogan, foto mais curtida no Instagram, show de talentos e Lixo Zero. Ambos ocorrerão paralelamente aos jogos e não contarão pontos para o vencedor geral.

Mais informações estão disponíveis pelo site da competição e na rede social Instagram, ou ainda pelos telefones (48) 3664-8031, 8142 e 8145, entre 13h e 19h, ou pelo e-mail ceven.reitoria@udesc.br .

Texto: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Fotos: Secom - Udesc