Campanha de vacinação contra a gripe vai até 1º de junho

26/04/2018 14:03

A campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza começou esta semana em Ibirama. A meta local para 2018, repassada à Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar 5.199 pessoas pela rede pública. O total equivale a 100% da população do grupo considerado prioritário, formado por indivíduos em situações mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Conforme indicação do Ministério da Saúde, pelo menos 90% desse contingente deve receber a vacina no município até o dia 1º de junho.

Tem direito à imunização gratuita os idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e mulheres puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Ibirama, a vacinação do grupo prioritário acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. As crianças podem receber a dose no PAM e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dalbérgia e UBS São Miguel. Já os adultos podem ser atendidos na UBS Dalbérgia, UBS São Miguel, UBS Ponto Chic, UBS Progresso e Areado. Para receber a imunização, é necessária a apresentação da caderneta para registro da aplicação e verificação de vacinas em atraso.

Em todo território nacional, o Dia "D" da campanha será no sábado, dia 12 de maio. Neste dia, as UBS de Dalbérgia, São Miguel e PAM estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2017 no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. No entanto, a vacina é contraindicada a pessoas com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.

Serviço:

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza

Período: de 23 de abril até 1º de junho, com o “Dia D” em 12 de maio

Quem tem direito à vacinação na rede pública:

- idosos com mais de 60 anos;

- crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos;

- gestantes;

- mulheres puérperas (até 45 dias após o parto);

- trabalhadores da saúde (devem apresentar o registro no conselho da categoria ou o último holerite para comprovação do exercício da profissão);

- professores das redes pública e privada (precisam apresentar o último holerite para comprovação do exercício da profissão);

- povos indígenas;

- adolescentes acima de 12 anos sob medidas socioeducativas;

- população privada de liberdade;

- funcionários do sistema prisional;

- portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina).

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Arquivo Prefeitura de Ibirama