Ibirama institui Dia Municipal do Escritor

Intenção é valorizar produção literária local e estimular a leitura entre os jovens
27/04/2018 17:07

Em ato realizado no gabinete do Centro Administrativo Ivo Muller, na tarde da sexta-feira, dia 27, o prefeito Adriano Poffo sancionou a Lei 10/2018, que institui a data de 28 de abril como "Dia Municipal do Escritor Ibiramense". O Projeto de Lei foi encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, após sugestão dos membros da Academia de Letras do Brasil Santa Catarina – Seccional Ibirama, e aprovado por unanimidade pelos representantes do legislativo.

A intenção é homenagear e enaltecer todas as pessoas que se dedicam a realizar a arte da palavra escrita, como também novos meios de se manter a literatura viva nas gerações e permear a necessidade de se ler livros, atraindo jovens e crianças para o mundo literário. De acordo com o prefeito Adriano, é uma honra poder sancionar uma data comemorativa de grande valor para a comunidade local. “Acredito que por meio da educação conseguiremos alcançar as transformações sociais necessárias e oferecer um futuro melhor para nossa população”, afirmou.

A presidente da Seccional Ibirama, Apolônia Gastaldi Buzzi, agradeceu o apoio do Poder Executivo e do Poder Legislativo do município na aprovação da lei. "Sabemos que podemos contar com muitos apoiadores, entre os quais, colocamos nosso prefeito Adriano, que sempre que a Academia está aqui no gabinete, somos muito bem recebidos e saímos daqui fortificados para realização das nossas atividades”, contou.

Apolônia afirmou ainda que, aos escritores de Ibirama, isso não significa só uma homenagem, mas uma valorização de todo o trabalho que vem sendo realizado desde que a Academia foi fundada. “Além disso, para os que ainda não escrevem, mas que tem algo a dizer, a escrever, isso é um grande estimulo”, comemorou.

Conforme destacado no ato, os membros da Academia contarão com o apoio da Secretaria de Educação e de todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Todos os anos, na semana que ocorre o dia 28 de abril, os membros da Academia realizarão um grande evento que será comemorado em todas as unidades educacionais de Ibirama.

As manifestações podem ser feitas por meio de varal literário, lançamento de livros, roda de conversa sobre leitura, conversa com escritores, concurso de poesia, frases, contos ou repentes, apresentações culturais e demais formas sugeridas pela organização.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP