Campanha municipal aborda combate à violência e exploração sexual infantojuvenil

11/05/2018 11:12

Ao longo desta segunda quinzena de maio, Prefeitura de Ibirama promoverá uma programação especial em alusão ao Dia Nacional do Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Intitulada "É nosso Dever Proteger", a campanha municipal é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Fundo da Infância e Adolescência de Ibirama (FIA), com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

As atividades, que buscam a mobilização da comunidade, iniciam na segunda-feira, dia 14. Durante toda manhã e à tarde, será proposta uma capacitação sobre o tema com alunos da rede municipal de ensino junto ao Centro de Eventos Manoel Marchetti. Ao todo, são esperados 1.000 estudantes, com idades entre seis e 10 anos.

Na oportunidade, os escolares participarão de roda de conversas e apresentação da peça teatral "Isso não é Brincadeira", do Grupo Detalhe de Teatro, de Indaial (SC). De modo lúdico, o espetáculo trará reflexões sobre situações de perigo, que deverão ser resolvidas pelo próprio público para se chegar ao desfecho da trama.

Já na sexta-feira, dia 18, haverá uma caminhada de conscientização, envolvendo adultos, crianças e adolescentes. A saída está marcada para às 9h, a partir da Praça da Bandeira, com destino à Praça Erwin Scheidemantel. Segundo a organização, os participantes levarão faixas e apitos, além de vestir roupas pretas e carregar balões pretos, simbolizando o luto pelas vítimas da violência e exploração sexual infantojuvenil de todo o país.

"É urgente chamar a atenção para essa realidade, que apesar de triste e hedionda, exige sensibilização. A sociedade precisa assumir sua parcela de responsabilidade nessa luta, pois ninguém está livre de ser atingido. É nosso dever fortalecer uma consciência para identificar, denunciar e romper com esse ciclo de violência", destaca o Secretário de Assistência Social e Habitação, Filipe Ponchielli dos Reis.

Durante todo o período da campanha, escolas, serviços de saúde e de assistência social do município também trabalharão a abordagem com a distribuição de materiais informativos. A divulgação enfoca a difusão do "Disque 100", serviço gratuito que recebe denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de violência ou exploração sexual.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Secretaria de Assistência Social e Habitação