Vacinação contra a gripe alcança 51% da meta municipal

15/05/2018 15:36

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, realizado no sábado, dia 12, obteve boa procura por imunizações em Ibirama. Até a data, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.995 doses aplicadas na rede pública, o equivalente a 51,26% da meta atribuída ao município neste ano.

Pelo levantamento, os profissionais da saúde se destacam como o principal público-alvo a buscar a vacinação, com 69,31% atendidos. O bom índice de cobertura é seguido pelo grupo dos idosos (54,49%), gestantes (45,31%) e professores (41%). A menor adesão, no entanto, está entre as crianças, com idades ente seis meses e menores de cinco anos: somente 39% delas foram encaminhadas para receber a dose no período.

Até o dia 1º de junho, data final da campanha, a vacinação em Ibirama seguirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. As crianças recebem a dose no PAM e nas UBS Dalbérgia e UBS São Miguel. Já os adultos são atendidos na UBS Dalbérgia, UBS São Miguel, UBS Ponto Chic, UBS Progresso e Areado.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2017 no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1 e o H3N2. A dose é contraindicada a pessoas com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.

Quem recebe a vacina contra gripe

A meta local de mobilização contra a gripe para 2018 é imunizar 5.199 pessoas. O total equivale a 100% da população do grupo prioritário, formado pelos indivíduos em situações mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Conforme recomendação federal, pelo menos 90% do contingente deverá receber a vacina no município dentro do prazo da campanha.

Têm direito à imunização gratuita os maiores de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, professores, gestantes, mães no pós-parto, indígenas e profissionais de saúde, além portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais. Para todos os casos, é necessária a apresentação da caderneta de vacinação no ato da vacina.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Acervo Prefeitura de Ibirama