(47) 3357 8500

Prefeitura e comunidade abordam questões coletivas sobre o planejamento da cidade

17/05/2018 08:43


Foi realizado na noite da terça-feira, dia 15, o primeiro de uma série de três encontros entre poder público municipal, profissionais técnicos e representantes da comunidade para discutir o planejamento urbano e territorial de Ibirama. Mais de 40 pessoas participaram do evento, que foi conduzido pela arquiteta e urbanista Dra. Cassandra Helena Faes no auditório da Câmara de Vereadores. 

 

Presente na ocasião, o prefeito  Adriano Poffo abriu o encontro chamando a atenção sobre as responsabilidades das decisões que serão tomadas a partir das discussões. "Hoje, iniciamos essa série de encontros para que possamos decidir o que é o melhor para nossa cidade. As decisões que tomaremos hoje impactarão no nosso futuro dentro de 10, 20 anos, e é por isso que temos que ser os mais assertivos”, advertiu. 

 

As conversas vieram contextualizar e sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de decisões coletivas sobre as possíveis alterações no Plano Diretor de Ibirama, que atualmente passa por um processo público de revisão. Conforme histórico de trabalho, a lei que instituiu o documento foi aprovada em 1979. Já em 1988 e 2008, ele passou por revisões, com o suporte dos técnicos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), onde à época, Cassandra atuava. “É hora de rever o Plano Diretor como um todo, pois mudanças pontuais acabam prejudicando a identidade cultural do município”, ressaltou  a arquiteta. 

 

Entre os tópicos de sua fala, a palestrante destacou conceitos básicos do planejamento territorial dos municípios e os problemas que podem ser gerados se não houver planificação para o desenvolvimento da cidade. Acompanhando tudo da plateia, a professora de geografia Viviane Calikevstz afirmou que é de extrema importância a iniciativa da administração municipal em abrir essa discussão junto a população. “É uma forma de manter o diálogo, que se faz numa questão dialética onde surgem ideias que permitem uma evolução na discussão. Estamos falando de um plano que vai direcionar toda a questão territorial do município, para isso o pensar sistêmico é essencial”, pontuou.

 

Ao observar o interesse coletivo pela busca da qualidade de vida, a engenheira civil Ana Paula Ruchinski, também entre o público presente, colocou que o momento é oportuno para que sociedade e poder público possam debater as opiniões divergentes e chegar a um consenso em relação as políticas públicas. “A reunião foi bem colocada para expandir as ideias do pessoal, que por vezes podem ter opiniões fechadas. Com certeza as próximas reuniões serão melhores ainda”, garantiu. 


O próximo encontro será realizado na terça-feira, dia 29 de maio, às 19h, novamente na Câmara de Vereadores. Além de profissionais técnicos envolvidos na área, toda a comunidade está convidada.

 

Mobilidade Urbana

Muito atual no cenário das cidades, o tema mobilidade urbana também ganhou um espaço especial durante o encontro. Cassandra abordou a importância de se utilizar modais alternativos e integrados, e destacou a implantação de ciclovias. “Ciclovia é o futuro da mobilidade urbana. As cidades desenvolvidas priorizam ciclistas e pedestres, e nós também precisamos absorver esse pensamento de planejamento de trânsito”, afirmou.


O assunto vai ao encontro das mudanças que devem ocorrer no sistema viário do município nos próximos meses, as quais estão sendo estudadas por um corpo técnico de engenheiros e arquitetos contratados pela Prefeitura de Ibirama. Após definidas as alternativas de melhorias no trânsito, serão colocadas em discussão com os munícipes em audiências públicas que serão agendadas pela Prefeitura. 

 

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama

Download das fotos em alta resolução
Carregando