Eco-ônibus faz parada nas escolas municipais de Ibirama

17/05/2018 09:45

Mais de 800 alunos da rede municipal de ensino estão sendo contemplados nesta semana com a presença do Eco-ônibus do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, que oferece educação ambiental itinerante. A iniciativa foi organizada pela Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em conjunto com o Consórcio Empresarial Salto Pilão, sendo vinculado à parceria Votorantim pela Educação.

Por meio da programação, os alunos recebem orientações sobre os cuidados na preservação dos recursos hídricos, destinação correta do lixo, cuidados para evitar queimadas, uso correto de agrotóxicos e os cuidados e respeito aos animais. As atividades são voltadas a estudantes de todas as faixas etárias, exceto Educação Infantil.

Entre os dias 15 e 18 de maio, o eco-ônibus visita a Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro São Miguel, a Escola Municipal Verônica Keil, no bairro Areado, a Escola Municipal do bairro Operário, a Escola Municipal de Nova Stettin e a Escola Municipal Christa Sedlacek, no bairro Ponto Chic. Para evitar o deslocamento do veículo, alunos de outras escolas serão transportados pelo município até as unidades educacionais referenciadas para participação nas atividades.

De acordo com a coordenadora do projeto, Marise Souza Conceição, a educação ambiental é um processo de formação e informação. É orientado para o desenvolvimento da sensibilidade crítica sobre as questões ambientais, exigindo das comunidades uma ação mais efetiva na preservação e recuperação do meio ambiente.

“Observamos que ao realizar essas atividades com as crianças, essas informações acabam chegando até os pais. Temos que fazer com que essas pessoas estejam inseridas no contexto do meio ambiente, e que elas se tornem responsáveis pela preservação”, explicou.

O projeto, que teve início em 2005,  foi criado para atender as escolas no entorno das Unidades  de Conservação administradas pela extinta Fundação do Meio Ambiente (FATMA). Somente no ano passado, atendeu 13 mil alunos de 15 municípios catarinenses.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP