Passeata reforça combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

21/05/2018 09:35

Mais de 150 pessoas comparecem à passeata pelo Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida na manhã da sexta-feira, dia 18. A ação, vinculada à campanha municipal "É nosso Dever Proteger", foi uma iniciativa da Prefeitura de Ibirama por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Fundo da Infância e Adolescência de Ibirama (FIA), em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

A caminhada, que cobriu as principais ruas do Centro da cidade, teve saída às 9h da Praça da Bandeira e seguiu com destino à Praça Erwin Scheidemantel. Autoridades locais, alunos, professores e profissionais da saúde integraram o cortejo vestidos de preto, em sinal de luto pelas vítimas dos crimes em todo país.

Munidos de apitos, os participantes fizeram barulho buscando alertar a população local sobre a importância de saber identificar e denunciar os casos para se romper com o ciclo de violência, que atinge todas as classes sociais. Faixas e cartazes frisaram a difusão do "Disque 100", serviço gratuito que recebe denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de violência ou exploração sexual.

Até o fim de maio, considerado o mês da conscientização sobre o tema, escolas, serviços de saúde e de assistência social do município também trabalharão a abordagem com a realização de atividades educativas e distribuição de materiais informativos.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP