Serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura nos próximos dias

28/05/2018 16:17

Nesta segunda-feira, dia 28, o prefeito Adriano Poffo convocou reunião com os membros do colegiado municipal para tratar sobre os impactos causados pela paralisação nacional dos caminhoneiros no município. No encontro, foram definidas novas medidas para minimizar os prejuízos e garantir a oferta de serviços essenciais à comunidade nos próximos dias.

A Prefeitura mantém o racionamento do uso da frota municipal, em função da escassez de combustíveis na região. Operam sem alterações somente os veículos da Secretaria de Saúde que fazem o transporte de pacientes para hemodiálise e atendimento de oncologia, assim como os ônibus escolares que servem ao transporte de alunos.

A administração municipal destaca que toda situação será reavaliada diariamente, conforme a evolução dos efeitos da paralisação. Mudanças e novidades urgentes serão informadas por meio dos canais oficiais de comunicação. Pede-se que a população busque e compartilhe somente notícias legítimas e evite a proliferação de boatos em redes sociais.

O expediente das repartições públicas municipais permanecerá normal até a quarta-feira, dia 30. A quinta e sexta-feira, dias 31 maio e 1º de junho, serão de feriado e ponto facultativo, em virtude da celebração de Corpus Christi.

Veia sobre o funcionamento dos serviços essenciais em Ibirama até 1º de junho (sexta-feira):

Escolas e CEIs: aulas da rede de ensino municipal acontecem normalmente. A alimentação dos alunos e transporte escolar também estão garantidos.

Ensino Técnico e Superior: aulas suspensas no IFC Ibirama, CEAVI UDESC, FURB, Unidavi (Rio do Sul e Pres. Getúlio), Senai (Blumenau e Rio do Sul) Senac (Rio do Sul) Vitae (Pres. Getúlio). Uniasselvi (Rio do Sul, Indaial, Timbó e Blumenau) tem aulas mantidas na terça-feira, dia 29. Acadêmicos permanecem com transporte à disposição.

Saúde: atendimento das unidades de saúde permanece inalterado. Farmácia Básica segue com abastecimento normal de medicamentos. Visitas domiciliares estão temporariamente suspensas. Frota opera com prioridade no transporte de pacientes para hemodiálise e atendimento de oncologia.

Coleta seletiva: coleta de lixo orgânico e reciclável acontece normalmente.

Casan: abastecimento de água segue normal. Manutenção atendendo somente chamados de vazamento ou rompimento de rede.

Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama: opera normalmente, com redução da equipe de voluntários.

Polícia Militar: atua normalmente, com frota reduzida.

Transporte coletivo: linhas operam em horário normal.

Obras e serviços agrícolas: atividades que utilizam maquinários automotores estão temporariamente suspensas. Equipes de manutenção operam pontualmente. Casos de atendimento de urgência ao produtor rural permanecem com suporte.

Assistência Social: Secretaria e CRAS funcionam normalmente. Programa Acessuas Trabalho está temporariamente sem atendimento. Abordagem do Conselho Tutelar se mantém mediante acionamento.

Esporte: atividades seguem normais, sem oferta de transporte. Calendário das próximas rodadas esportivas será confirmado na sexta-feira, dia 1º.

Cultura: Escola de Música permanece em funcionamento, com as aulas de violino e violoncelo suspensas. Projeto Música no CEI temporariamente suspenso. Demais atividades seguem normais.

Texto e fotos: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP