Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada

04/06/2018 15:09

Conforme comunicado da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza foi prorrogada em toda Santa Catarina até esta sexta-feira, dia 8 de junho. A decisão foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos de saúde.

Até a nova data final da campanha, a vacinação em Ibirama seguirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. As crianças recebem a dose no PAM e nas UBS Dalbérgia e UBS São Miguel. Já os adultos são atendidos na UBS Dalbérgia, UBS São Miguel, UBS Ponto Chic, UBS Progresso e Areado.

Permanecem com direito à imunização gratuita os maiores de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, professores, gestantes, mães no pós-parto, indígenas e profissionais de saúde, além portadores  de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais. Para todos os casos, é necessária a apresentação da caderneta de vacinação no ato da vacina.

Vacinação alcança 71% da meta municipal
De acordo com os últimos dados da Secretaria Municipal de Saúde, 2.778 pessoas já foram imunizadas gratuitamente em Ibirama, o equivalente a 71% da meta local para 2018. O percentual está próximo ao índice geral de vacinação do Estado de Santa Catarina (72,9%) e acima do índice nacional (66%).

Ao todo, no município, foi estimada a imunização de 5.199 pessoas pela rede pública. O total equivale a 100% da população do grupo prioritário, formado pelos indivíduos em situações mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A recomendação do Estado é que 90% deste contingente receba a vacina dentro do prazo da campanha.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam em 2017 no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1 e o H3N2. A dose é contraindicada a pessoas com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Fotos: Acervo Prefeitura de Ibirama