Flona de Ibirama é atração para alunos da rede municipal no Dia do Meio Ambiente

07/06/2018 15:12

As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na terça-feira, dia 5, trouxeram uma manhã de visitação à Floresta Nacional de Ibirama (Flona Ibirama), no bairro Taquaras. Mais de 100 alunos das escolas municipais Bairro Operário e Caminho da Estação integraram a programação, que envolveu diferentes atividades de educação ambiental.

Os escolares de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental foram recepcionados logo cedo pela equipe administrativa da Flona. Por meio de um documentário em vídeo, conheceram mais sobre o trabalho diário desenvolvido no espaço de preservação, que promove desde pesquisa científica a recuperação de áreas degradadas. O grande grupo participou ainda de um passeio pela natureza, onde pode conhecer de perto as árvores, plantas e animais nativos da reserva, ao longo de uma trilha interpretativa de cerca de 2km.

Antes da aventura, porém, os estudantes deram boas risadas com um teatro educativo da dupla Rudi & Sissa, de Blumenau (SC). Com músicas, esquetes e muito humor, os atores ensinaram dicas práticas aos pequenos sobre cuidados com o meio ambiente no dia a dia, como o uso consciente da água, destinação correta do lixo e respeito aos animais.

Houve ainda o sorteio de livros com informações sobre a flora e fauna do Flona, distribuição de mudas nativas e delicioso lanche, com direito a pipoca e cachorro-quente, para toda a garotada. Toda a iniciativa foi uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o Consórcio Empresarial Salto Pilão.

Sobre a Flona Ibirama
Criada inicialmente como horto florestal, desde 1988 a floresta nacional de Ibirama é uma unidade de conservação federal de uso sustentável, cuja área abrange os municípios de Ibirama, Apiúna e Ascurra. Dispõe de cerca de 570 hectares de bioma da Mata Atlântica, onde se encontram uma grande variedade de espécies de árvores e diversos animais de pequeno porte. A unidade está aberta para visitação de segunda a domingo das 8h às 18h. Visitas de escolas e grupos necessitam ser agendados para melhor atendimento.

Texto e fotos: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP