Campanha municipal combate violência contra pessoa idosa

11/06/2018 13:12

A Prefeitura de Ibirama promove neste mês de junho a campanha "O silêncio é cúmplice", em alusão do Dia Mundial de Combate a Violência contra o Idoso, celebrado em 15 de junho. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social e Habitação, em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso.

Durante o período, o tema será abordado na comunidade com a distribuição de materiais informativos. O foco é a divulgação do serviço gratuito "Disque 100", que recebe denúncias anônimas sobre qualquer tipo de violência, negligência ou exploração dirigida contra a pessoa idosa.

Já na sexta-feira, dia 15, haverá um evento de conscientização junto à Praça José Deeke, ao lado dos Correios, no Centro. No local, serão promovidas diferentes atividades a partir das 8h30, incluindo aulão com práticas esportivas para os idosos e panfletagem.

O secretário de Assistência Social e Habitação, Filipe Ponchielli dos Reis, destaca a importância de chamar a atenção da comunidade sobre o tema. Ele lembra que, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, existem hoje muito mais idosos convivendo em uma sociedade que, por vezes, não os enxerga integralmente como indivíduos.

"A violência praticada contra a pessoa idosa está presente em todas as camadas sociais. É urgente trabalhar a percepção das pessoas sobre estes crimes e ampliar o olhar sobre a qualidade de vida do idoso", destaca.

Atualmente, no Brasil, são mais de 26 milhões de pessoas idosas com 60 anos ou mais, o que representa 13% da população brasileira. A maior parte é composta por mulheres, sendo mais de 13 milhões.

Conheça algumas formas de violência contra a pessoa idosa:
(Fonte: www.portaldoenvelhecimento.com.br)

Física: Inclui abuso e maus tratos físicos, que constituem a forma de violência mais visível e costumam acontecer por meio de empurrões, beliscões, tapas ou por outros meios mais letais, como agressões com cintos, armas brancas (ex. facas, estiletes) e armas de fogo.

Psicológica: Corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social. Podem resultar em tristeza, isolamento, solidão, sofrimento mental e depressão.

Econômico-financeira e patrimonial: Consiste no usufruto impróprio ou ilegal dos bens dos idosos, e no uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Negligência/abandono: negligência é a omissão por familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados básicos para o desenvolvimento físico, emocional e social do idoso, tais como privação de medicamentos, descuido com a higiene e saúde, ausência de proteção contra o frio e o calor. O abandono é uma forma extrema de negligência.

Sexual: É qualquer ação na qual uma pessoa, fazendo uso de poder, força física, coerção, intimidação ou influência psicológica, obriga outra pessoa, de qualquer sexo, a ter, presenciar ou participar, de alguma maneira, de interações sexuais.

Autoinfligida e autonegligência: Refere-se à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança por meio da recusa de prover a si mesma dos cuidados necessários. Nesse caso, não se trata de terceiros que provocam a violência, e sim da própria pessoa idosa.

Texto: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP
Foto: Sabine van Erp