Estudo de reestruturação do sistema viário é exposto a entidades

18/07/2018 14:38

Membros do Conselho Municipal de Trânsito, da Associação Comercial e Industrial de Ibirama (ACIIBI), da Câmara de Dirigentes Lojistas, vereadores e servidores da Prefeitura de Ibirama, puderam conhecer na noite desta terça-feira, dia 10, as alternativas para reestruturação do sistema viário do município. A apresentação foi realizada na Câmara de Vereadores pelos profissionais técnicos da Obra de Arquitetura e Planejamento LTDA, empresa responsável pela análise, contratada após processo licitatório.

O estudo foi embasado em dados técnicos, como o levantamento do fluxo de veículos em seis pontos críticos identificados no município entre o horário das 17h15 e 18h30, que permitiram identificar os gargalos do trânsito na cidade. Na oportunidade, foram apresentadas quatro alternativas de solução para a circulação de veículos na área central do município, as quais foram colocadas em discussão com o público presente.

Entre as proposições apresentadas, alternativas para modificação dos sentidos de trânsito, com a possibilidade de implantação de sistemas binários e ciclovias. De acordo com um dos arquitetos responsáveis, Antônio Botelho, o trânsito urbano precisa ser lento, contínuo e seguro. “Com base em nossos estudos apresentamos opções técnicas, que precisam ser analisadas conforme as necessidades do município. São vocês que dirão quais serão as melhores alternativas a serem implantadas”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Edson Keil, considerou a reunião muito positiva, principalmente pela oportunidade dada ao conselho e as entidades da sociedade civil organizada de se manifestar. “Foi uma excelente apresentação, das quatro alternativas apresentadas, duas foram mais positivas, as quais serão reunidas pelos profissionais técnicos, e resultarão na opção ideal para a melhoria do trânsito no município, onde os pedestres e os ciclistas também tiveram atenção especial”, destacou.

O presidente da ACIIBI, Sálvio Giacomozzi, afirmou que serão alterações importantes, com impactos inevitáveis e que precisam ser amplamente discutidas. “Vejo como oportuno e inteligente por parte da prefeitura, promover este movimento de apresentação e discussão de possibilidades junto à sociedade”.

Representando os lojistas de Ibirama, o presidente da CDL, Ariel Henrique de Oliveira, definiu a reunião como fantástica. “Poder discutir a forma que o trânsito vai funcionar é muito importante, porque é de total interesse da entidade, não só pelos comerciantes do Centro, mas de todo o município. Essa comunicação entre a prefeitura e as entidades está sendo essencial para o crescimento e desenvolvimento de Ibirama”, afirmou.

Dentro de 15 dias, uma nova reunião será realizada com os membros do Conselho Municipal de Trânsito e das entidades da sociedade civil organizada, para que as sugestões discutidas na reunião sejam incluídas nos estudos finais. “Com estes estudos finalizados, realizaremos audiências públicas para colocar as mudanças em discussão. Este é um momento de pensar coletivamente, pois as decisões que tomaremos agora refletirão no desenvolvimento da cidade”, pontou o prefeito Adriano Poffo.

O estudo contempla também a realização de melhorias estruturais em pelo menos cinco pontos da cidade, com a implantação de rótulas e ampliação de raios de curva em algumas interseções.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP