Gestão de Conselhos Municipais embasa tema de artigo científico na USP

24/07/2018 16:32

O protagonismo dos Conselhos Municipais em Ibirama foi transformado em tema de artigo científico. Sob o título “Princípios de governança pública e a participação, efetividade e institucionalização dos Conselhos Municipais”, o material acadêmico foi apresentado e aprovado na Universidade de São Paulo (USP). O conteúdo é de autoria de Marino Luiz Eyerkaufer, Sérgio Marian, Ana Carolina Sedlacek e Walkyrie Vierira Fabre, todos da Udesc – Campus Ibirama.

A conquista foi comemorada pelos secretários-executivos dos Conselhos Municipais, que se reuniram na semana passada para conhecer o novo espaço disponibilizado pela Prefeitura para as reuniões. O ambiente está em funcionamento desde o dia 9 de julho, junto ao prédio do Arquivo Público e Biblioteca Municipal.

De acordo com a coordenadora dos Conselhos Municipais, Sandra Maria Secchi, o artigo também será apresentado no 15º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, que será realizado entre os dias 25 e 27 de julho, em São Paulo (SP).

Conselhos Municipais

O trabalho vai ao encontro da proposta administrativa da Governança Pública, que busca pela participação popular na elaboração e efetivação de políticas públicas, onde a sociedade civil tem encontrado nos conselhos municipais um espaço para o exercício da cidadania e democracia.

Todas as informações sobre as atividades e documentos referentes aos Conselhos Municipais como ata, pauta, calendário de reuniões, lei de criação, decreto de nomeação dos conselheiros entre outros, estão disponíveis no site da prefeitura.

Texto e fotos: Rafael Beling - Jornalista SC 03532-JP