Está aberta a 3ª Feira Municipal do Livro de Ibirama

09/08/2018 13:28

Mais um "A gosto da Leitura" - Feira Municipal do Livro teve início em Ibirama, desta vez, sediado na Comunidade Evangélica Luterana, no Centro. A abertura oficial, realizada na noite da quarta-feira, dia 8, trouxe uma mostra do que a 3ª edição do evento vem oferecer até a sexta-feira, dia 10.

A ocasião foi marcada pelo lançamento do livro “Memória da estação: vida e sentimento nos trilhos do trem”, apresentado por uma das escritoras, Viviane Caliskevstz, e também da obra infantil “As aventuras do menino Badá”, de Maria Aparecida Cristovão. A solenidade contou ainda com performances musicais da Banda Municipal e Orquestra de Câmara de Ibirama, além de diferentes apresentações de dança e teatro de alunos da rede municipal de ensino.

Ao todo, mais de 600 pessoas, entre autoridades locais, representantes de entidades e comunidade em geral prestigiaram as atrações, que foram acompanhadas por um inédito "jantar cultural".  A iniciativa foi servida a todo público de forma gratuita, por meio de patrocinadores e voluntários.

No cardápio, estiveram petiscos tradicionais da culinária regional, além de pratos da cozinha alemã e italiana. Para degustar as delícias, no entanto, era preciso atender a uma "prenda cultural": os presentes foram convidados a divulgar fotos do evento nas redes sociais ou deixar alguma expressão artística no mural do evento.

Programação segue até sexta-feira
Em meio a oferta de obras dos mais variados gêneros literários, a Feira Municipal do Livro abrigará ampla programação cultural gratuita, incluindo palestras, oficinas, contação de histórias, exposições, performances de teatro e mostra de curta-metragens. Haverão ainda estandes com troca-troca de livros, venda de artesanato e área de alimentação.

Sob promoção da Prefeitura de Ibirama, o evento conta com o apoio da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Ibirama, Associação Hansahoehe, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Rádio Belos Vales, Jornal Vale do Norte, New Way Informática, Associação Ricardi d’Itália, Serviço Social do Comércio (SESC), Casa do Artesanato de Ibirama e Grupo Velharias.

Programação "A gosto da Leitura" - 3ª Feira Municipal do Livro
>> Faça o download da programação completa!

Quinta-feira, 9 de agosto
O8h00 - Início das Atividades Matutinas:
08h15  às 16h30 -  Espaço “Esportes Radicais” da E. M. Caminho da Estação (Área Externa).
08h30 -  Teatro “Os Saltimbancos” da Escola Municipal de Artes Cênicas (Palco Alternativo)
08h45 -  Sessão Curta Metragem SESC Cinema “O melhor Som do Mundo” (CineTruck).
09h00 -  Contação de Histórias com Fantoches “Os Contos da nossa Infância” da E. M. Christa Sedlacek, (Caminhão Criativo).
09h00 -  Palestra “Política Pública e o Jovem Eleitor” com Leonardo Secchi (Salão Alternativo).
09h15 -  Sessão Curta Metragem SESC Cinema “O Menino do dente de Ouro” (CineTruck)
09h30 -  Contação de História com Rosemary Wangradt “Amor e Perdão” (Palco Alternativo).
09h45 -  Sessão Curta Metragem SESC Cinema “Astrogildo e a Astronave” (CineTruck).
10h15 -   Contação de Histórias com Fantoches “Os Contos da nossa Infância” da E. M. Christa Sedlacek, Caminhão Criativo).
10h30 -  Sessão Curta Metragem SESC Cinema “O Menino do dente de Ouro” (CineTruck)
13h00 -  Pintura Facial E. E. B. Gertrud Aichinger (Espaço Aberto).
13h30 -   Contação de Histórias com Fantoches “Os Contos da nossa Infância” da E. M. Christa Sedlacek, (Caminhão Criativo).
13h45 -  Sessão Curta Metragem SESC Cinema “O melhor Som do Mundo” (CineTruck).
14h00 -   Contação de História com Rosemary Wangradt “Amor e Perdão”; (Palco Alternativo).
14h15 -  Sessão Curta Metragem SESC Cinema “Astrogildo e a Astronave” (CineTruck).
15h00 -  Contação de Histórias com Fantoches “Os Contos da nossa Infância” da E. M. Christa Sedlacek,  (Caminhão Criativo)
15h30 -  Sessão Curta Metragem SESC Cinema “O Menino do dente de Ouro” (CineTruck).
19h30 -  3ª Conferência Municipal de Cultura (Salão Alternativo).

Sexta-feira, 10 de agosto
08h00 -  Início das Atividades
08h30  às 11h15 - Oficina de “Pintura Facial”.
08h30 - Performance “Pão” por Silvana Mara Cristovão da Silva (Salão Alternativo).
09h00 - Oficina “Contação de História e Noções de Dramaturgia” com Silvana Mara Cristovão da Silva voltada ao público adolescente; (Salão Alternativo).
08h30 - Mostra Sesc de Cinema: “O Melhor Som do Mundo” (CineTruck).
08h15  às 16h15 -   Espaço “Aulas diferenciadas de Educação Física” da E. M. Bairro Operário.
09h00 -   Mostra Sesc de Cinema “O Menino do Dente de Ouro” (CineTruck).
09h30 -   Mostra Sesc de Cinema: Curta: “Astrogildo e a Astronave” (CineTruck).
10h00 -  Teatro “O Cata-vento” (Palco Alternativo).
10h30 -   Mostra Sesc de Cinema “O Menino do Dente de Ouro” (CineTruck).
13h45 -   Sessão Curta Metragem SESC Cinema “O melhor Som do Mundo” (CineTruck).
14h00 -   Teatro “O Cata-vento” (Palco Alternativo).
16h30 -   Encerramento da 3ª Feira do Livro

Texto e fotos: Denisse Lopes - Jornalista SC 02841-JP